12 de abr de 2012

Bíblia está traduzida em 30 novos idiomas

No biênio 2010/2011, a Bíblia ou parte dela foi traduzida para 30 novos línguas, somando agora a oferta do texto bíblico em 2.539 idiomas, segundo Relatório Mundial de Tradução das Escrituras, divulgado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU). A Bíblia pode ser lidar, inclusive, no esperanto.
O secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Erni Seibert, lembrou que existem mais de 6,9 mil línguas faladas no mundo. “Portanto, há ainda inúmeras pessoas que não têm acesso à mensagem e aos valores bíblicos na língua que lhes fala ao coração”, disse.
No Brasil, onde são falados mais de 185 idiomas por cerca de 200 grupos étnicos, entre indígenas e descendentes de imigrantes, a SBB apoia as iniciativas de organizações cristãs especializadas em tradução do texto bíblico. Nos últimos dez anos, esse trabalho se intensificou, gerando vários lançamentos. Entre 2010 e 2011, foram publicadas no Brasil obras em três idiomas pela primeira vez: Nadëb, Parakanã e Tembé.
O relatório das SBU não se restringe aos registros de traduções realizadas pela organização ou suas afiliadas. Ele inclui o trabalho de tradução e publicação das Escrituras realizado por diversas organizações, pois o documento tem o propósito de apresentar um panorama mundial do trabalho voltado à difusão da mensagem bíblica.
A África é o continente que lidera o número de traduções, com 743 idiomas, seguido pela Ásia, com 618 idiomas. Nas Américas, já foram realizadas 515 traduções. Os países da Oceania somam 449 traduções e os da Europa têm 210.

Notícias Cristãs com informações da ALC

0 comentários:

Postar um comentário

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.