Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Igreja acumula quase 700 queixas por abuso sexual nos EUA

David Clohessy, diretor nacional da
Rede de Sobreviventes de Abusos Praticados por Padres
Cerca de 700 pessoas, entre elas 21 menores, atualmente, acusaram membros do clero católico dos Estados Unidos de abuso sexual, informa o nono relatório anual sobre o assunto, publicado pela Conferência de Bispos americana.
O relatório foi elaborado pela sociedade de auditoria StoneBridge Business Partners, encomendado por dioceses católicas e que vem sendo realizado anualmente, desde a explosão do escândalo de pedofilia em 2002, quando o arcebispo de Boston admitiu ter protegido um padre acusado de atos de pedofilia.
"No total, 683 adultos vítimas no passado registraram os fatos pela primeira vez" em 2011, diz o informe relativo à aplicação de uma carta de proteção das crianças, precisando que "a maior parte das alegações dizem respeito a fatos ocorridos há algumas décadas".
Assim, 68% aconteceram entre 1960 e 1984 e, a maior parte, entre 1975 e 1979, acrescentou o relatório, segundo o qual muitas pessoas acusadas já morreram e outras foram afastadas de suas funções sacerdotais. Vinte e uma acusações são relativas a menores de idade atualmente, entre as quais sete foram admitidas como críveis pela polícia e três foram consideradas falsas.
Mesmo se o relatório destaque que a maioria das acusações diz respeito a um passado distante, "a igreja deve permanecer vigilante e fazer o possível para que os abusos não mais se repitam", escreveu o cardeal Timothy Dolan, presidente da conferência.
A publicação do relatório, datado de terça-feira, acontece algumas semanas após a abertura no final de fevereiro, na Pensilvânia (leste) do primeiro processo contra um bispo que teria encoberto padres pedófilos.

Notícias Cristãs com informações da AFP via Terra
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.