Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Igreja Ortodoxa Russa responde às críticas de setores liberais

Em documento intitulado de Circular, a igreja pede aos fiéis para se voltarem contra o que ela considera como “inimigos da fé”.
A Igreja Ortodoxa Russa aprovou um documento especial no qual, sob o título de Circular, envia mensagem aos fiéis pedindo para que eles se voltem contra o que ela considera como "inimigos da fé". O documento diz que, contra a Igreja Ortodoxa Russa, foi lançada uma campanha sistemática de descrédito.
O comunicado especial diz que a Igreja Ortodoxa Russa tem uma posição pública ativa e foi capaz de reunir ao seu redor milhares de pessoas. O documento afirma que “hoje, a Igreja não só prega a palavra de Deus, mas ajuda à todas as pessoas, e não apenas aos seus fiéis. No entanto, nem tudo é alegria e aceitação". O Arcipreste Vladimir Vigilyanskiy explica como a Igreja Ortodoxa vem reagindo às críticas recebidas:
“As forças contra a Igreja, formada pelos agressivos defensores do liberalismo, usam todos os métodos acessíveis para desacreditar a instituição. Isso inclui até os ataques que vem sofrendo o nosso líder, o Patriarca Kirill. O chefe da Igreja Ortodoxa Russa e seus templos vêm recebendo pedras assim como inúmeros dos nossos sacerdotes. Deste modo, a Igreja Ortodoxa Russa pede a todos os fiéis a se unirem para combater e repudiar esta série de agressões.”
O Arcipreste Vladimir Vigilyanskiy prossegue em seus comentários: “Todos nós, católicos, consideramos que está chegando a hora em que começará a perseguição contra a Igreja Ortodoxa Russa. Estes ataques que vimos sofrendo têm o propósito de confundir as pessoas, a sua fé e sua relação com a nossa Igreja.”
O responsável pela Diocese de Moscou, Oleg Vishinskiy, expôs os fatos que vêm sendo utilizados contra a Igreja Ortodoxa Russa: o luxuoso relógio Breguet recentemente presenteado ao Patriarca Kirill, e o processo jurídico relacionado ao apartamento em um edifício de luxo em Moscou, que também pertence ao líder da Igreja Ortodoxa Russa. Ainda de acordo com Oleg Vishinskiy, uma decisão judicial permitiu que os parentes do Patriarca recebessem uma compensação generosa do vizinho, Yuriy Shevtchenko, por ter sujado a biblioteca do Patriarca durante a reforma de seu apartamento. No entanto, o próprio Kirill declarou que deverá usar o dinheiro de Shevtchenko para fins de caridade. Oleg Vishinskiy têm certeza que, contra a Igreja e o Patriarca, foi desencadeada uma guerra de informações. Mas para o líder da Diocese de Moscou, os fatos precisam ser melhor analisados. Diz Oleg Vishinskiy:
“Os clérigos, incluindo o Patriarca, podem errar. O próprio Patriarca se negou a ser um exemplo de pureza. Kirill disse que esta é uma afirmação errada. No entanto, quando se fala sobre a Igreja como um todo, incluindo os padres e fiéis, documentos como estes emitidos por nós devem ser aceitos incondicionalmente.”
Na Circular fala-se também sobre o escândalo na Catedral de Jesus Cristo Salvador, no qual a banda de rock Pussy Riot realizou uma "missa punk": garotas mascaradas e em roupas sumárias dançavam perto do altar da Catedral. O Arcipreste Oleg Vishinskiy também comenta este fato: “Sem dúvida nenhuma, as pessoas entendem que as garotas, que têm um nível intelectual não muito alto, insultaram os fiéis. Isso acontece em um momento da história no qual pessoas são linchadas e mortas por serem diferentes. No entanto, nada se fala sobre isso nos ataques que a Igreja Ortodoxa vem recebendo.”
O comunicado foi lido em algumas igrejas durante a festa do Domingo de Ramos, celebrado na Rússia no dia 8 de abril. Além disso, a Igreja Ortodoxa Russa pediu aos seus sacerdotes para que eles leiam o documento em suas dioceses, incluindo as que estão fora da Rússia.

Notícias Cristãs com informações do Diário da Rússia
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.