Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Dinamarca legaliza união entre homossexuais em igrejas luteranas

O Parlamento dinamarquês aprovou nesta quinta-feira, sendo 85 votos a favor, 24 contra e 2 abstenções, uma nova lei que permitirá casamentos entre homossexuais nas igrejas luteranas a partir do próximo dia 15 de junho.
Na Dinamarca não existe separação entre Estado e Igreja, e a votação no Parlamento acabou sendo considerado um trâmite, já que a maior parte dos partidos apoiava a lei que equipara os casamentos de heterossexuais e homossexuais. Só o ultranacionalista Partido Popular Dinamarquês e alguns deputados de outros grupos de direita votaram contra.
Apesar da aprovação no Parlamento, a lei não garante a realização de um casamento entre homossexuais em sua totalidade. Isso porque, os pastores da Igreja Nacional Luterana possuem direito de vetar a união caso seja contra sua consciência.
Segundo uma enquete realizada há alguns meses, 70% da população apoia essa nova lei, e vários bispos já anunciaram que possuem cerimônias prontas, embora não tenham especificado se essas serão diferentes das uniões entre heterossexuais. Na próxima segunda-feira, o ministro de Assuntos Eclesiásticos, Manu Sareen, apresentará o ritual de casamento entre homossexuais.
O novo governo dinamarquês de esquerda, formado após as eleições de setembro de 2011, já havia anunciado sua intenção de oficializar os casamentos homossexuais nas igrejas luteranas. Anteriormente, a primeira-ministra dinamarquesa, a social-democrata Helle Thorning-Schmidt, também havia declarado que a lei entraria em vigor a partir do dia 15 de junho e que no verão (local) seriam realizadas as primeiras uniões homossexuais nas igrejas dinamarquesas.

Notícias Cristãs com informações da EFE via Terra
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.