Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Papa diz que pedófilos prejudicaram credibilidade da Igreja

Representante de Bento XVI econtrou-se com vítimas de abusos sexuais na Irlanda.
Bento XVI lamentou, numa mensagem ao congresso eucarístico internacional que termina em Dublin, que os religiosos pedófilos tenham «prejudicado a credibilidade da mensagem da Igreja» na Irlanda, abalando a fé dos crentes.
Na mensagem, o papa afirma que «o reconhecimento e a alegria» da fé dos irlandeses foram «abalados de modo terrível pela revelação dos pecados que padres e pessoas consagradas cometeram contra pessoas confiadas aos seus cuidados».
«Em vez de lhes mostrarem o caminho para Cristo, para Deus, em vez de lhes darem testemunho da sua bondade, eles abusaram dessas pessoas e prejudicaram a credibilidade da mensagem da Igreja», disse.
Para Bento XVI, «permanece um mistério» que «pessoas que recebem regularmente o Corpo de Cristo (na comunhão) e confessam os seus pecados no sacramento da penitência tenham cometido ofensas daquele modo».
«No entanto, obviamente que o seu cristianismo deixou de ser alimentado pelo alegre encontro com Jesus Cristo: tinha-se tornado simplesmente uma questão de hábito», considerou Bento XVI.
Um representante do papa, o cardeal canadiano Marc Ouellet encontrou-se na quarta-feira com vítimas de abusos sexuais num dos principais locais de peregrinação da Irlanda, Lough Dergh, numa ilha.
Investigações conduzidas pelo Estado irlandês revelaram a dimensão dos abusos sexuais cometidos durante decénios por padres naquele país maioritariamente católico, assim como as tentativas da hierarquia católica de os ocultar.
Mais de 10.000 peregrinos vindos de 120 países participaram esta semana no 50.º congresso eucarístico, que se realiza de quatro em quatro anos num país diferente.

Notícias Cristãs com informações do TVi24
Tecnologia do Blogger.