Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Livro "A Outra Face de Deus" mistura mistério, história e referências bíblicas

"Este estilo de thriller rápido praticamente não existe no Brasil. Se existir, está fora do mercado", diz autor F.T. Farah.
Crimes misteriosos, citações bíblicas, sociedades secretas, cenário europeu, alguns personagens históricos. Poderia muito bem ser um resumo do best-seller "O Código Da Vinci", mas é uma descrição de algumas características de "A Outra Face de Deus".
O livro marca a estreia do escritor e jornalista F.T. Farah na literatura para adultos e chega às lojas a partir da semana que vem (veja aqui o trailer da obra).
Farah é o primeiro a reconhecer a influência do sucesso de Dan Brown em seu trabalho. "'O Código Da Vinci' é uma referência importante, é claro. Assim como as obras de Stephen King e de Arthur Conan Doyle", diz.
Antes mesmo de começar a escrever, o autor já tinha em mente o "tipo de obra" que iria criar. "Existem livros densos, que você lê uma página e tem que parar para refletir. Eu não queria isso", conta. "Queria algo de leitura mais rápida, com capítulos curtos, em que uma página puxasse a outra."
"Este estilo de thriller rápido que eu escrevi praticamente não existe no Brasil. Se existir, está fora do mercado", completa. Uma das explicações para esta lacuna é a falta de tradição no estilo. Outra é que as editoras preferem publicar autores estrangeiros já consagrados a apostar em brasileiros.
"A Outra Face de Deus", por exemplo, está pronto desde 2009. Chegou a receber sinal verde para publicação em outra editora, que no final preferiu não arriscar um autor nacional. O livro sai agora pela Rai, com tiragem de seis mil exemplares.
A história tem dois protagonistas. O primeiro é o jornalista inglês David Rowling, que caiu em desgraça após denunciar assassinatos em rituais de magia negra entre membros da aristocracia britânica, e agora tem de trabalhar num tabloide sensacionalista.
O segundo é o padre italiano Pietro Amorth, uma das maiores autoridades da igreja em exorcismos. Rowling é cético e racional; Amorth é passional e explosivo.
Ambos unem-se para investigar uma sequência de crimes que atravessa os séculos. No centro de tudo, está um livro encontrado na Idade Média que pode provocar o fim do mundo.
Contar mais seria estragar as surpresas da trama. Mas é possível adiantar que uma top model brasileira, Fernanda Albuquerque, tem um papel fundamental no mistério.
"Como a história se passa em Londres, pessoas de qualquer parte do mundo podem ler. Mas eu quis colocar algumas coisas do Brasil, não só a top model. O jornalista, por exemplo, é fã de Santos Dumont e o cita algumas vezes durante a história."
O jornalista Rowling e o padre Amorth, aliás, não devem ficar restritos a "A Outra Face de Deus". Farah pensa em escrever pelo menos mais dois livros com a dupla. "A minha ideia é escrever uma trilogia, com os mesmos personagens", adianta. "O livro é uma história completa, mas seu final insinua uma sequência. Ela já está pronta na minha cabeça."

US
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.