Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Choque entre católicos e protestantes na Irlanda Norte deixa agentes feridos

Pelo menos 16 policiais ficaram feridos neste sábado em Belfast durante enfrentamentos entre unionistas protestantes, que se manifestavam contra a retirada da bandeira britânica do Prefeitura da capital norte-irlandesa, e republicanos católicos.
Os unionistas enfrentaram seus rivais republicanos durante a passagem por uma zona católica do leste de Belfast, onde houve lançamentos de pedras e garrafas, segundo informou a "BBC".
A polícia respondeu com balas de borracha e canhões de água e pelo menos 16 agentes ficaram feridos, sendo que alguns tiveram que ser hospitalizados, segundo a rede pública.
Horas antes, os unionistas se manifestavam no centro de Belfast contra a recente decisão de hastear a bandeira britânica apenas em dias assinalados.
Esta decisão, tomada por maioria de 29 contra 21 vereadores em 3 de dezembro, provocou nas últimas semanas vários protestos de norte-irlandeses pró-britânicos, que querem ver a "Union Jack" de forma permanente.
Os distúrbios de hoje se somam aos ocorridos ontem em várias localidades da Irlanda do Norte, onde ocorreram protestos violentos que deixaram quatro policias fechados e obrigaram o fechamento do tráfego na região.
Em dezembro, os vereadores de Belfast, de maioria republicana, aprovaram uma moção do partido Aliança, que agrupa católicos e protestantes, que propunha que a bandeira britânica dosse hasteada só em certos dias do ano.
Até então, a "Union Jack" ficava exposta diariamente na fachada do Prefeitura, e os vereadores nacionalistas tinham pedido sua retirada definitiva para criar "um ambiente de neutralidade em uma cidade dividida".
Por conta de todos os protestos, representantes dos Governos de Belfast, Londres e Dublin devem se reunir na próxima semana para analisar a situação.

Terra
Tecnologia do Blogger.