Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Monumento ao ateísmo desafiará um outro dos Dez Mandamentos na Flórida

Um monumento ao ateísmo será inaugurado neste mês em Starke, no norte da Flórida, a poucos metros de outro dedicado aos "Dez Mandamentos", para evitar que "os ateus se sintam cidadãos de segunda classe".
Foi o que disse em comunicado publicado nesta quarta-feira David Silverman, presidente da organização Ateus Americanos, que chegou a um acordo com as autoridades do condado de Bradford, ao que pertence Starke, para a instalação de um monumento na mesma região da cidade onde está o dedicado aos mandamentos bíblicos.
O monumento dos Ateus Americanos é uma peça de rocha de 680 quilos gravado com entrevistas de Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos, do cientista Benjamin Franklin, um dos fundadores do país, e do economista John Adams, autor de "A Riqueza das Nações".
Também foram reproduzidas algumas entrevistas de Madalyn Murray O'Hair, fundadora do grupo defensor do ateísmo, no monumento que será inaugurado no dia 29 de junho.
O monumento, patrocinado integralmente pela ONG Ateus Americanos, incluirá ainda uma lista com os castigos do Antigo Testamento por transgredir os "Dez Mandamentos", tais como a morte por apedrejamento.
O condado decidiu em 2011 transformar o lugar onde está instalado o monumento aos "Dez Mandamentos", próximo à sede de um tribunal, em uma área de "liberdade de expressão".
O grupo Ateus Americanos havia processado em 2012 o condado por colocar o monumento cristão em uma área oficial e exigia sua retirada, uma reivindicação que foi apelada pelo grupo cristão responsável por financiar sua instalação.
"Mantivemos desde o princípio que os 'Dez Mandamentos' não podem estar em uma propriedade do governo", disse Silverman.
"Manter o monumento cristão significa que nós temos o direito de instalar nossa própria obra e isso é o que faremos", acrescentou.
Será a primeira peça patrocinada por um grupo ateu que "ressalta o papel que desempenhou o laicismo na história dos EUA e fica em uma propriedade do governo nos Estados Unidos".

EFE via Terra
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.