Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Russos celebram o Batismo de Cristo

Igreja Ortodoxa Russa dedica o 19 de janeiro à festa, também chamada de Santa Teofania.
A Igreja Ortodoxa Russa celebra neste final de semana a Festa do Batismo do Senhor. As comemorações têm início na noite de sábado, com a vigília de vésperas, e prosseguem no domingo pela manhã.
Homens cortam o gelo da superfície do rio Irtysh, em Tobolsk, na região de Tiumen, na preparação do “Jordão” A data de 19 de janeiro é tradicionalmente consagrada pela Igreja Ortodoxa Russa para as celebrações desta festa, também chamada de Santa Teofania.
Um dos rituais tradicionais da festa é o mergulho num buraco em forma de cruz aberto aberto na superfície de um rio congelado. O buraco se chama Jordão e simboliza o rio no qual Jesus Cristo foi batizado. Nesses buracos, os fiéis ortodoxos fazem o sinal da cruz e dão três mergulhos de cabeça.
A Festa do Batismo do Senhor foi criada em homenagem ao evento em que São João Batista batizou Jesus Cristo, então com 30 anos, nas águas do rio Jordão.
O batismo, nos rituais da Igreja Ortodoxa, consiste na tripla imersão do fiel em água benta, o que simboliza a morte de Cristo. A saída da água representa a ressurreição do Senhor.
Na Igreja Ortodoxa russa, o Batismo do Senhor é também conhecido como Dia da Teofania ou Epifania, pois, segundo o Evangelho, a Santíssima Trindade se manifestou durante a ocasião.
Outro nome dado a esta data é Dia da Festa das Luzes.

DR
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.