Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Governador de MT diz que estação do VLT terá nome de igreja evangélica

Medida foi anunciada após descumprimento de lei aprovada por vereadores.
Anúncio foi feito na inauguração de viaduto na Avenida do CPA, em Cuiabá.
Em meio ao impasse com os vereadores de Cuiabá por conta da escolha dos nomes das obras da Copa do Mundo, o governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou nesta segunda-feira (10) que a estação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que deverá ser instalada na Avenida do CPA receberá o nome de 'Grande Templo'. Conforme projeto de lei aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), esse deveria ser o nome dado ao viaduto, batizado de 'Jamil Boutros Nadaf' pelo governo.
O anúncio foi feito pelo governador durante a inauguração do viaduto que fica nessa mesma avenida. O Grande Templo é uma construção de propriedade da igreja evangélica Assembleia de Deus, localizada praticamente na frente do viaduto e funciona como sede da igreja no estado. "Sou evangélico também e tenho muito respeito, mas o viaduto já denominei de Jamil Nadaf. Tem muita gente para ser homenageada", declarou Silval Barbosa, em discurso durante o evento.
Para ele, a homenagem a Jamil Nadaf, dono da primeira perfumaria do estado e pai do secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, é 'justa'. "Hoje o estado está fazendo justiça a esse homem honrado, que presidiu por muitos anos a Federação do Comércio (Fecomércio), que fica nessa avenida", disse, ao informar que a estação do VLT se chamará Grande Templo para pôr fim à polêmica.
O decreto em que foi definido o nome do viaduto foi publicado na semana passada no Diário Oficial do Estado. Natural da República da Síria, Jamil Nadaf faleceu em 2009 aos 84 anos. Na década de 50 ele instalou sua perfumaria na esquina da Avenida Prainha com a Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Cuiabá. Depois, se mudou para o calcadão.
Silval também declarou já ter convocado reunião com o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes e com o presidente da Câmara de Cuiabá, Júlio Pinheiro, ambos do PTB, para discutir sobre os nomes das próximas obras da Copa a serem inauguradas. "Vamos nos reunir com o prefeito e com o presidente da Câmara e homenageamos outras pessoas nas próximas obras", ressaltou. Apesar de já ter sido entregue, o trânsito no viaduto deve ser liberado somente nesta terça-feira (11).
O viaduto foi construído para a passagem do VLT passará pelo eixo da avenida. Desse modo, a mesma empresa responsável pela implantação do modal de transporte também assumiu a obrigação de executar a estrutura do elevado. O valor da obra está incorporado ao R$ 1,4 bilhão que o estado irá pagar ao consórcio pela implantação do metrô de superfície.
O elevado é constituído por duas faixas de circulação, em apenas um sentido, sendo usada como alça de retorno pelos motoristas que trafegam no sentido Centro-CPA e querem retornar à região central de Cuiabá ou ter acesso ao Centro Político e Administrativo. Ele será usado exclusivamente pelos automóveis, pois o VLT passará sob a estrutura.

G1
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.