Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Papa recebe empresário cristão que está a desafiar Obama

Steve Green é presidente da Sociedade Bíblica Americana e um dos principais opositores do decreto sobre contracepção do ObamaCare, a reforma do sistema de saúde americano.
O Papa Francisco recebeu esta manhã em audiência privada o empresário norte-americano Steve Green, um dos principais opositores do decreto sobre contracepção do ObamaCare, a reforma do sistema de saúde americano.
Steve Green é presidente do Hobby Lobby, que emprega mais de 20 mil pessoas. A empresa aceita a ideia base do ObamaCare, que obriga os empresários a fornecer seguros de saúde aos seus funcionários, mas invoca as crenças religiosas da família para recusar incluir nesses seguros o fornecimento de pílulas abortivas.
O caso está no Supremo Tribunal e a decisão, que deve surgir nos próximos meses, pode ser determinante para o futuro do ObamaCare e do decreto contraceptivo em particular. É isto que está na base de um grande conflito entre a Igreja Católica e a administração democrata de Barack Obama, uma vez que as instituições religiosas, como universidades, lares e hospitais, também são abrangidas.
Várias dioceses e instituições também já processaram a administração, estando os casos a caminho do Supremo. Mesmo que o tribunal considere que as empresas como a Hobby Lobby não podem ser isentas, é possível que as instituições mais claramente religiosas ainda mereçam uma decisão diferente.
O tema foi abordado pelo Papa Francisco quando recebeu, em audiência, o Presidente Barack Obama na passada quinta-feira. Mas o facto de a família Green ter sido recebida nos dias imediatamente seguintes pode significar um apoio da Igreja à sua causa.
A família Green não é católica mas evangélica e Steve Green é presidente da Sociedade Bíblica Americana, para além de deter a maior colecção de bíblias e artefactos bíblicos do mundo.

Renascença
Tecnologia do Blogger.