Header Ads

ATUALIZADAS
recent

História das missões religiosas na África é debatida em Petrolina, PE

Minicursos e palestras acontecem de 20 a 24 de outubro.
Seminário internacional será realizado na UPE.
"O continente africano, desde o século 15, foi visitado por missionários europeus com o intuito de disseminar a religião cristã. Essa introdução da cultura estrangeira na África causou profundas transformações sociais e territórias no continente". É com base neste trecho da história que será desenvolvido o 'Seminário Internacional de História da África: Fontes e Arquivos Sobre Missões Africanas', que acontecerá na Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, no Sertão pernambucano.
O evento acontece de 20 a 24 de outubro e estão programadas conferências com professores de vários estados do Brasil, além de minicurso 'África na Época Moderna: Religião e Sociedade na Primeira Idade Global', com o palestrane Nuno de Pinho Falcão, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal.
"Um dos impactos da presença dos missionários na África foi no quadro religioso. O século 20, por exemplo, presenciou uma transformação. No início desse século 10% do continente era cristão, hoje é mais da metade. Outro fenômeno interessante é que a África passou a levar missões religiosas para países europeus como a Ucrânia", conta Harley Abrantes, professor de História da instiuição e um dos organizadores do Seminário.
Na segunda-feira (20), acontece a abertura, no auditório da UPE, a partir das 15h30. Ainda no dia 20, serão promovidas duas palestras com uma apresentação cultural no intervalo delas. O minicurso acontecem de 21 a 24 de outubro e as aulas serão das 15h30 às 18h30. No período da noite, serão realizadas palestras, todos os dias do evento, também no auditório da instituição.
As inscrições já estão abertas e são realizadas no térreo do prédio dos cursos de licenciatura da UPE. Os interessados têm até o dia 20 de outubro para se inscrever. São oferecidas 50 vagas para o minicurso e a taxa é de R$ 10. As palestras são gratuitas e as vagas são limitadas ao espaço do auditório. Os participantes recebem certificados.

G1
Tecnologia do Blogger.