Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Ritual hindu sacrifica milhares de animais à deusa

Um festival hindu em que se realiza o ritual de sacrifício de animais começou nesta sexta-feira (28) no sul do Nepal, onde os devotos creem que a ação trará boa sorte e que uma deusa hindu atenderá aos seus desejos. O festival, que dura dois dias, é chamado “Gadhimai Mela" e realizado no distrito de Bara.
Antes do amanhecer, um sacerdote sacrificou cinco animais - um rato, uma galinha, uma pomba, uma cabra e um porco -, e deixou cair cinco gotas de seu próprio sangue em um campo fora do templo de Gadhimai. Durante o dia, hindus sacrificaram mais de 5 mil búfalos. Até o final do festival, outros animais ainda serão sacrificados.
Os organizadores e as autoridades locais defendem o festival que se celebra a cada cinco anos como uma tradição de várias gerações, apesar de os ativistas de direitos dos animais o denunciarem como um ato de barbárie.
Durante o festival de 2009, cerca de 200 mil animais foram sacrificados. A maioria dos participantes são da vizinha Índia.
Com facões nas mãos, fiéis hindus no sul do Nepal ignoraram apelos de ativistas e começaram a matar milhares de animais em um ritual de sacrifício na sexta-feira (28).
Dezenas de milhares de pessoas se reuniram para a cerimônia, que é realizada a cada cinco anos no templo de Gandhimai, em Bariyarpur (distrito de Bara), a cerca de 160 km da capital Katmandu.
Cerca de 500 mil animais, incluindo búfalos, cabras e porcos, são mortos no ritual, estima o grupo Sociedade Internacional Humana. O evento termina no sábado (29).
As autoridades enviaram centenas de policiais para garantir que não houvesse choques entre ativistas e fiéis.
"É um ritual conectado com a fé da população", disse Yogendra Dulal, um administrador do distrito de Bara. "Não podemos ferir seus sentimentos e banir a prática."
Mais de 80% dos 27 milhões de nepaleses são hindus e, diferentemente dos devotos na vizinha Índia, frequentemente matam animais para apaziguar divindades.
Para eles, os sacrifícios feitos no festival de Gandhimai acalmarão a deusa hindu do poder e lhes trarão sorte e prosperidade.
Recentemente, a Suprema Corte da Índia pediu que o governo impedisse o movimento ilegal de animais para a cerimônia no Nepal.





Publicado nas diversas Agências Internacionais de Notícias
Tecnologia do Blogger.