Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Israel e Jordânia assinam acordo para levar água do Mar Vermelho para Mar Morto

Após meses e meses de negociações, foi ontem finalmente assinado um acordo entre as duas nações vizinhas - Israel e a Jordânia - para combater a preocupante escassez de água na região, especificamente no Mar Morto, cujo nível das águas desce cerca de um metro por ano.
Segundo a agência noticiosa jordana "Petra", o acordo agora assinado abrange a "execução da primeira parte" de uma carta de intenções assinada já em Dezembro de 2013, em Washington, entre representantes de Israel, Jordânia, e da Autoridade Palestiniana, com a intenção de salvar o Mar Morto, que corre o risco de simplesmente desaparecer em 2050, se não até antes.
O acordo prevê a construção de um bombeamento anual de 300 milhões de metros cúbicos de água desde o Mar Vermelho até ao Mar Morto.
Parte daquela água deverá ser canalizada através de quatro condutas para o Mar Morto. Outra parte será para dessalinizar e repartir entre Israel e a Jordânia. Os palestinianos receberão também 30 milhões de metros cúbicos de água por ano.
Segundo Silvan Shalom, ministro israelita para a Cooperação regional, "Esta cooperação construtiva entre Israel e a Jordânia vai permitir ajudar a reabilitar o Mar Morto e a criar uma solução para a falta de água na Jordânia e no sul de Israel."

Publicado em Shalom Israel
Tecnologia do Blogger.