Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Islamismo alcançará cristianismo em número de fiéis até 2050

Cristãos seguirão sendo o maior grupo religioso no planeta, mas o islamismo se aproximará muito, com destaque para a Europa, onde chegará a 10% da população.
O islamismo será a religião com o maior crescimento mundial nas próximas quatro décadas e, se a atual tendência se mantiver, alcançará o cristianismo em número de fiéis em 2050, segundo um novo estudo do Centro Pew publicado nesta quinta-feira.
O relatório, intitulado "O futuro das religiões do mundo: População e Projeções de Crescimento 2010-2050", constata que os cristãos seguirão sendo o maior grupo religioso no planeta, mas o islamismo se aproximará muito, com destaque para a Europa, onde chegará a 10% da população.
Segundo os dados do Centro Pew, atualmente existem 1,6 bilhão de muçulmanos em todo o planeta, enquanto os cristãos somam 2,17 bilhões de seguidores, diferença que diminuirá muito em quatro décadas.
O estudo calcula que para 2050 os cristãos serão em torno de 2,9 bilhões de pessoas, enquanto os muçulmanos, com um aumento percentual muito maior, chegarão a 2,7 bilhões.
Segundo estas projeções, o islamismo será praticado então por 29,7% da população mundial, enquanto o cristianismo será a religião de 31,4%.
Com a exceção dos budistas, todos os principais grupos religiosos crescerão em número para 2050, mas alguns deles em velocidade menor do que o próprio crescimento populacional do planeta, segundo o estudo.
Na América Latina, a pesquisa prevê que os cristãos seguirão sendo o maior grupo religioso nas próximas décadas, inclusive com um crescimento de 25% de 2010 a 2050, de 531 milhões para 666 milhões.
No entanto, o estudo indica que na região o maior aumento percentual será entre aqueles que dizem não ter uma religião, de 44%, de 45 milhões em 2010 para 65 milhões em 2050.
Além disso, o estudo afirma que as religiões populares aumentarão 43% na América Latina, passando de 10 milhões de praticantes para 14 milhões.
O relatório diz ainda que em grande parte da América Latina se produziu um considerável mudança do catolicismo para o protestantismo.

Publicado em Exame
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.