Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Rede Globo ignora o Cristo da “Cristolândia”

Fantástico ignora ajuda religiosa na recuperação de ex-viciados da Cracolândia.
Do ponto de vista jornalístico, existem várias maneiras de se contar uma história. Durante o programa Fantástico deste domingo (21), a Rede Globo tentou fazer o improvável. Usando como pano de fundo a personagem Larissa da novela Verdades Secretas, a emissora carioca quis mostrar um pouco da vida dos dependentes químicos que vivem na chamada Cracolândia, no centro de São Paulo.
O foco da matéria foi a história de superação de Lodemir e Eliene. Esses dois ex-usuários de drogas viviam no mundo das drogas e foram inclusive presos. Contudo, encontraram uma vida nova ao terem contato com o trabalho dos evangélicos que criaram o espaço conhecido como Cristolândia.
Pertencente a Igreja Batista, o trabalho de recuperação de drogados é bastante conhecido, tendo sido mostrado por vários veículos de imprensa. Mas a abordagem do Fantástico chegou aos limites da “neutralidade”.
Ao contar os dramas vividos por Lodemir, que só conseguiu largar o vício depois de 22 tentativas, e de Eliene, que viveu mais de um ano nas ruas da Cracolândia antes de aceitar ajuda dos evangélicos, o motivo da mudança de vida dos dois foi ignorado.
A única menção a Jesus era a camiseta amarela usada pelos dois com o lema do trabalho: “Jesus Transforma”. Em vez de missionários, utilizou-se o termo voluntário para falar dos que trabalhavam no centro de recuperação. Deus simplesmente não fazia parte da equação. Para a edição da Globo, tudo foi mérito da força de vontade humana.
Embora seja uma bela história de superação, a matéria simplesmente não abordou que esses dois, entre tantos outros recuperados, precisaram nascer de novo. O que os missionários têm oferecido é muito mais que um tratamento efetivo para se largar as drogas. Para o Fantástico, Cristo ficou fora da Cristolândia. Felizmente as centenas de vidas ali transformadas pelo evangelho atestam o contrário. Uma pena que a TV não mostrou isso claramente.

Publicado em GP
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.