Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Ortodoxos russos celebram Festa da Epifania com mergulho na água gelada

Com três mergulhos, ritual recorda batismo de Jesus Cristo no rio Jordão.
Cerca de 90 mil participaram na madrugada, apesar dos -8°C em Moscou.
Milhares de russos se banharam nesta terça-feira (19) na água gelada de rios e lagos de todo o país para celebrar a Epifania ortodoxa, um ritual religioso de purificação que se repete todo ano.
"Acreditamos que essa água é realmente sagrada", explicou o empresário Andrei, de 48 anos, enquanto secava as costas, após cumprir o ritual banhando-se em um buraco cavado no gelo em Moscou.
"Só umas gotas dessa água já nos purificam e afastam maus pensamentos", garantiu.
Segundo a tradição ortodoxa, é preciso mergulhar três vezes na água - em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo - para recordar o batismo de Jesus Cristo no rio Jordão.
"Em me sinto mais em forma e não estou com frio!", disse o executivo Alexandre, de 31 anos, apesar de a temperatura em Moscou ser de -8°C.
Homens, mulheres e crianças participam dessa tradição, celebrada todo ano na virada de 18 para 19 de janeiro e que continua ao longo do dia.
"Faço isso desde que era criança. É como estar em contato com meus ancestrais", diz Ivan, de 18, enquanto anda lentamente na neve com os pés molhados e os sapatos na mão.
Segundo números do Ministério russo de Situações de Urgência, perto de 90 mil pessoas, entre moscovitas e turistas, enfrentaram as águas geladas de Moscou nesta madrugada.
"Antes havia algumas pessoas bêbadas que caíam na água, mas, agora, as pessoas entenderam que não é um jogo. É um ritual sagrado, para o qual se deve preparar espiritualmente", declarou o ministro russo de Situações de Urgência, Vladimir Putchkov, em um comunicado.

Publicado em G1


Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site
Sistema de Afiliados - Cursos 24 Horas
Tecnologia do Blogger.