Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Por que crer em Deus fez bem à sociedade

Uma pesquisa que contou com uma colaboração entre sociólogos e psicólogos examinou o efeito das religiões na cooperação do ser humano com seu círculo social.
O estudo foi feito por meio de entrevistas e experimentos para avaliar comportamentos de 600 pessoas de comunidades no Brasil, Fiji, Sibéria, Ilhas Maurício, Tanzânia e República de Vanuato. Os participantes tinham religiões como cristianismo, hinduísmo, budismo, animismo e culto aos antepassados.
“Alguns tipos de crença – como em deuses que supervisionam as interações humanas e punem as transgressões morais – podem contribuir para a evolução da cooperação humana”, afirma o pesquisador principal, Benjamin Purzychi.
“Se você acredita que está sendo vigiado e espera uma punição por ser muito ambicioso ou invejoso, você pode ter uma menor inclinação a ter ações antissociais”, explica.
Quando as pessoas se comportam assim, sugere o estudo, elas têm ações que apoiam fatores importantes da sociedade moderna como de instituições cooperativas, troca, mercado e sociedade.
“A crença religiosa pode ter sido um dos fatores principais no desenvolvimento e estabilidade de organizações sociais complexas como estados”, defende Purzycki.

Publicado em Science Daily


Tecnologia do Blogger.