Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Retiros espirituais são opções para quem quer fugir da folia

Igrejas programam acampamentos como opções, principalmente para os jovens, nos dias de folga do Carnaval.
Longe dos desfiles e trios elétricos, os retiros e acampamentos de Carnaval são a saída para muitos jovens e adultos que optam por uma programação mais calma e reflexiva.
Na igreja católica cerca de 300 pessoas, a partir de 14 anos, devem participar do retiro espiritual na casa de Emaús, entre os dias 6 e 9 de fevereiro. “O intuito é que, por mais que você goste ou não de Carnaval, participe e se divirta no retiro. O importante é evangelizar todas as pessoas e transformar a vidas, para isso basta ter vontade e fé”, explica Eduardo Farias, de 28 anos, vice coordenador do retiro. “A evangelização é importante e no retiro as pessoas têm suas vidas transformadas”.
O retiro de Emaús é aberto a qualquer interessado e as inscrições podem ser feitas nas livrarias Petrus e São Pio, que ficam no Centro e na Igreja Sagrada Família, no Jardim Imperador. O custo é de R$ 50 e durante os dias de retiro serão realizadas pregações, danças, teatros e partilhas. “No retiro as pessoas acabam fazendo novas amizades e aqui não haverá apenas oração, mas também teremos dinâmicas direcionadas aos jovens”, ressalta Farias.

Evangélicas
Na Igreja Resgate para Cristo, o retiro será direcionado aos jovens de 12 a 17 anos e será realizado em uma chácara, com inscrições no valor de R$ 170. “Serão 40 adolescentes que terão um lugar para se divertir - com gincanas e festas - e receber a palavra de Deus”, explica Cibele Pires de Lima, 34, organizadora do retiro.
Para ela, o intuito é interagir e aprender mais sobre Deus. “Será um encontro seguro e esse é um trabalho que vem crescendo anualmente”.
Na Igreja Presbiteriana, o retiro será realizado entre os dias 5 e 9 de fevereiro, para participantes de 12 a 30 anos de idade, que ficarão em alojamentos ou em barracas de camping.
O encontro que será realizado em uma fazenda e terá capacidade para 130 pessoas. “Neste ano o objetivo é mostrar para os jovens como enfrentar as batalhas da vida. Temos a parte espiritual e também a diversão, com piscina, quadra e recreação”, explica o orientador do ministério dos adolescentes, Nivaldo Pereira de Souza, 32. “O acampamento é um aprendizado para a vida. Eu participo desde 1995 e vale a muito a pena. São momentos marcantes, que nos ajudam a reavaliar muitas coisas”.

Na Igreja Batista, o retiro será realizado no clube Banespinha, entre os dias 5 e 9 de fevereiro e é direcionado a crianças a partir de dez anos de idade. “A intenção é que os jovens fiquem longe das drogas e de toda a sensualidade relacionada ao Carnaval. Além disso, vamos buscar uma aproximação com Deus e seus princípios básicos”, destaca o pastor Rogério Marcos Tedeschi, um dos organizadores da regional.
Daiane conheceu o marido no retiro - A técnica de enfermagem Daiane de Jesus Oliveira da Silva, 21 anos, frequenta a missa desde criança e há cinco anos não perde um retiro. “Lá a gente aprende a viver no caminho do bem, aprende a seguir as coisas da igreja, o significado de tudo que mais deixa dúvida, como história de Maria e tem música e dança. A gente sai motivado de lá”, conta.
Para Daiane, enquanto o Carnaval, assim como todas as festas, traz a felicidade momentânea, o retiro e a oração nos completa traz felicidade permanente. A oração é o alimento da alma pra nossa fé se fortalecer”, ressaltas.
Mas para Daiane, não foi apenas um aproximação com Deus, foi no retiro da igreja católica que ela conheceu seu grande amor. “Lá no retiro você faz muitas amizades. E quando era a hora do almoço sentamos perto e começamos a conversar entre amigos numa roda comum. E aí os amigos começaram a dizer que tínhamos haver e aí eu me encantei por ele pela beleza e pelo papo interessante e por estar ali em vez de estar numa festa cheia de bagunça. Trocamos os telefones e nos achamos no Facebook. Passamos a conversar mais”, conta.
Logo eles começaram a namorar e o casamento ocorreu em novembro de 2014.

Primeira Foto
Daiane e seu marido Jailson, na primeira foto que tiraram juntos no retiro de 2013. Os dois começaram conversando, trocando mensagens pelo Facebook, conversar pelo telefone e acabaram se casando em novembro de 2014.

Publicado em EPTV


Tecnologia do Blogger.