Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Igreja evangélica de Berlim dá sinal verde ao casamento gay

A igreja evangélica de Berlim, Brandemburgo e Oberlausitz, no leste da Alemanha, deu neste sábado sua aprovação ao matrimônio homossexual e casará casais do mesmo sexo a partir do dia 1º de julho.
O sínodo desta igreja, reunido em Berlim, deu sinal verde ao casamento homossexual por 91 votos favor e 10 contra, e se transformou na terceira igreja protestante regional que o permite na Alemanha, após as de Hessen-Nassau e Rheinland, ambas no oeste do país.
Em declarações ao jornal "Tagesspiegel", o bispo de Berlim, Markus Dröge, ressaltou a necessidade de acolher todos aqueles casais que, em sua diversidade, querem formar uma família cumprindo as obrigações definidas pela igreja.
Desde 2002 a igreja evangélica de Berlim, Brandemburgo e Oberlausitz, com cerca de um milhão de fiéis, oferecia, como outras diocese protestantes do país, um ofício religioso para abençoar estas uniões, mas diferenciado do casamento.
Esse ofício não incluía a troca de anéis e os casais também não ficavam inscritos no registro da igreja.
Há um ano o sínodo se mostrou a favor dos matrimônios homossexuais e encarregou a direção da igreja evangélica de preparar um projeto com a nova liturgia, aprovado hoje.
Durante um período transitório de cinco anos os pastores poderão se recusar a oficiar casamentos homossexuais por motivos de consciência.
Segundo o último anuário da igreja evangélica da Alemanha, o protestantismo conta com mais de 23 milhões de fiéis no país, enquanto 24,2 milhões de cidadãos se declaram católicos.

Publicado em Terra


'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.