Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Israel e Jordânia apresentam plano para levar água do Mar Vermelho para o Mar Morto

Israel e a Jordânia apresentaram um plano sobre a construção de um canal entre o Mar Vermelho e o Mar Morto em uma conferência internacional na cidade de Aqaba, na Jordânia, que terminou ontem à noite, como confirmou hoje o gabinete do primeiro-ministro israelense.
O plano foi apresentado no evento perante potenciais investidores, e contou com a participação de representantes dos EUA e do Banco Mundial.
O projeto prevê a construção de uma planta de dessalinização de água e de um aqueduto para levar água do Mar Vermelho para a Jordânia.
Além disso, inclui a canalização do excesso de água dessalinizada para o mar Morto, cujas águas diminuem cada ano. O preço total do projeto é de 400 milhões de dólares. Israel foi representado na conferência pelo Ministério de Cooperação Regional, liderado pelo vice-ministro Ayoub Kara, segundo o gabinete do primeiro-ministro israelense.
Os promotores apresentaram um calendário aproximado de execução do projeto e destacaram os benefícios que implicaEntre os objetivos do plano está a estabilização do nível de água do Mar Morto, a criação de uma fonte de água dessalinizada para o deserto de Arava (Israel) e para a Jordânia e o reforço da cooperação entre Israel e a Jordânia. O governo dos EUA anunciou que vai contribuir para o projeto com cem milhões de dólares. O concurso para financiar o projeto já foi tornado público, 94 empresas internacionais já pediram a documentação.
Uma grande parte do Mar Morto fica no território palestino da Cisjordânia, ocupado por Israel desde 1967.

Publicado em SuptnikNews


'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.