Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Valioso tesouro hasmoneu é descoberto em Israel

A Autoridade para as Antiguidades de Israel revelou esta manhã ter feito já em Abril passado uma escavação que trouxe à luz um raro tesouro de moedas de prata do período hasmoneu (126 a.C.).
A escavação tem andado a ser realizada por uma equipa em que também se incluem jovens locais da região de Modi'in.
As moedas foram encontradas pelos arqueólogos numa fenda registada numa rocha encostada a um muro de um enorme complexo agrícola da região. O povo desta região da antiga Israel também fez parte dos que lutaram na resistência judaica contra a ocupação romana.
"Este é um raro apanhado de moedas de prata do período hasmoneu, composto de shekels e meio-shekels (tetradracmas e didracmas) que foram cunhadas na cidade de Tiro e que exibem várias imagens do rei Antíoco VII e seu irmão Demétrio II" - explicou Avraham Tendler, arqueólogo chefe das escavações em curso.
Segundo o director, algum judeu terá escondido as moedas na esperança de as voltar a recuperar mais tarde, coisa que supostamente não aconteceu.
Esta colecção de 16 moedas contém uma ou duas moedas de cada um dos anos entre 135 - 126 a.C., dando a entender que pertenceriam a um coleccionador, tal como acontece nos dias de hoje.

Liberdade de Sião
A escavação no local trouxe também à luz numerosas moedas de bronze cunhadas pelos reis hasmoneus, exibindo os nomes de vários reis, incluindo João, Judá, Jônatas, e Matatias, com o seu título cunhado de "Sumo Sacerdote e Chefe do Conselho dos Judeus."
Algumas moedas da época da revolta dos judeus contra a ocupação romana tinham cunhadas as seguintes frases: "Ano Dois" e "Liberdade de Sião", dando a entender que os habitantes da região acreditavam que viriam a conseguir tornar-se independentes de Roma.

Publicado em Shalom Israel


'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.