Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Pastor encontra diamante gigante de 709 quilates em Serra Leoa

Pedra preciosa pesa 709 quilates, figurando entre os 20 maiores diamantes já encontrados.

Um pastor cristão descobriu um dos maiores diamantes não-lapidados do mundo, no distrito de Kono, em Serra Leoa. Pesando 709 quilates, a pedra está agora retida no banco central do país, na capital, Freetown.
A descoberta do pastor Emmanuel Momoh está agora entre os 20 maiores diamantes do mundo, e o maior encontrado em Serra Leoa desde 1972. Naquele ano, foi retirada do solo a Estrela de Serra Leoa, diamante pesando 969 quilates e um dos mais famosos do mundo.
Ainda não se sabe o valor da pedra encontrada por Momoh. Mas ainda há dúvidas se a comunidade da região em que o diamante foi achado se beneficiará da descoberta. Antes de ser levada para o banco central, a pedra foi apresentada ao presidente do país, Ernest Bai Koroma, na quarta-feira.
Em nota, o presidente "agradeceu ao chefe local e seu povo por não contrabandear o diamante para fora do país". Koroma acrescentou que os proprietários devem receber "o que é devido a eles" e que a descoberta deve "beneficiar o país como um todo".
Serra Leoa é conhecida por sua indústria de diamantes, mas teve uma história conturbada ao longo dos anos. As vendas de diamantes alimentaram parte da guerra civil de uma década no país, em que grupos rebeldes trocavam as pedras por armas.
Ainda assim, a mineração artesanal e esporádica é comum nas áreas ricas em diamante do país.

Publicado originalmente em O Globo
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.