Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Missionários com o caráter de Cristo e o preparo adequado: Seminário prepara para Missões; veja o vídeo


Lucas Santiago, 23 anos, formado em psicologia. O fim do curso trouxe à tona um antigo sonho: o chamado ministerial. Mesmo diante da possibilidade de ingressar em uma carreira promissora, Lucas decidiu entrar para o seminário: “a convicção do chamado falou mais forte. Havia um desejo de poder me envolver logo com o ministério e de poder me preparar. O meu desejo estava mesmo voltado para missões, de modo que, apesar de ter tido uma opção, na época, de entrar para o mercado de trabalho, minha escolha foi fazer o seminário”.
Em mais dois anos de estudos no Ceam – Centros de Estudos Avançados de Missões, em Brasília, Lucas deve ser mais um obreiro a compor a força missionária brasileira em países ainda não alcançados pelo Evangelho. Uma pesquisa recém lançada pela Associação de Missões Transculturais Brasileira (AMTB) revelou que o Brasil tem hoje cerca de 15 mil missionários ao redor do mundo. Cerca de 11% deles, no entanto, são enviados sem qualquer tipo de preparo. O resultado disso é, normalmente, maior sofrimento, decepção e o retorno prematuro do campo.


Não é à toa que o apóstolo Paulo já recomendava ao seu discípulo, o jovem Timóteo: “procura apresentar-se a Deus aprovado como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade”. II Timóteo 2:15. O campo precisa de missionários com o caráter de Cristo (que não têm do que se envergonhar) e com o o preparo adequado (que maneja bem a Palavra).
Quando existe um chamado genuíno de Deus, nada mais preenche a existência de um vocacionado. A única coisa que realmente importa é apresentar-se a Deus aprovado. Mas, o “eis-me aqui” é apenas o primeiro passo da jornada missionária. Lideranças locais, agências missionárias e seminários devem contribuir, em conjunto, para que os vocacionados possam desenvolver o chamado de forma adequada.


Para isso é preciso avançar nos dois pilares básicos de formação missionária: o caráter e a habilidade. Se você é um vocacionado em busca de preparo, deve ficar atento à proposta do curso. O alvo maior deve ser forjar o caráter de Cristo dentro e fora de sala de aula, na convivência diária com colegas de turma, professores e missionários da base. Para isso, as atividades propostas em um seminário devem passar pelas disciplinas espirituais, com momentos de leitura bíblica, oração, jejum e comunhão.
Os vocacionados também devem ser biblicamente preparados para manejar bem Palavra da verdade. O currículo de um bom seminário deve balancear a formação teológica e missiológica e o treinamento missionário, com ferramentas práticas para o trabalho no campo.
Existem diversas opções, de acordo com seu chamado. O importante é não ir para o campo sem treinamento. Ore, converse com seu pastor, com a sua família, pesquise e busque o direcionamento de Deus para que você possa se preparar bem para cumprir o IDE.

Por Hosana Seiffert, mestre em missiologia


Serviço:
O Ceam é o seminário da missão Amide – Associação Missionária para Difusão do Evangelho, em Brasília. As inscrições para as turmas de 2018 estão abertas.
Temos graduação (seminário), mestrado livre em missiologia , cursos em EaD e uma especialização com residência em campos transculturais.
Acesse: www.amide.org.br ou ligue para (61) 3298-6700
'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.