Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Carta de Ronaldo e Rossana Lidório

Queridos irmãos,

Agradecemos suas orações. Deus as tem ouvido.

Temos juntado forças com a ATINI e outros irmãos na luta contra o infanticídio indígena em nosso país. Se você deseja se inteirar mais sobre o assunto pode ler nossa “Carta aberta sobre o infanticídio no Brasil” em nosso site www.ronaldo.lidorio.com.br bem como o artigo “Não há morte sem dor” no www.antropos.com.br, de cunho antropológico.

Participe do movimento contra o infanticídio indígena.

No Brasil indígena muitas crianças são mortas por tabus culturais. Normalmente são crianças que nascem com alguma deficiência física, ou gêmeos, ou ainda crianças sobre as quais se tem algum mal pressentimento durante o parto. Tais crianças são flechadas ou abandonadas no mato. Há divergências antropológicas sobre o assunto, em como aborda-lo, porém julgamos que a cultura jamais pode ser considerada como mais valiosa que a vida.

Você pode se envolver com esta causa orando, se informando ou enviando uma mensagem de apoio para a aprovação da Lei Muwaji (contra o infanticídio, independente da diversidade cultural) para a relatora Deputada Janete Rocha Pietá pelo e-mail dep.janeterochapieta@camara.gov.br. E no site da ATINI www.vozpelavida.blogspot.com você pode ler a lei em sua íntegra.

Ore conosco pela Equipe Amanajé. Especialmente pela saúde.

Na região de Manaus. Oremos por Flávio que está construindo sua casinha no Rio Cuieiras. Por Mara e Bia que aguardam em Manaus. Por nossa família, especialmente pelas viagens e pesquisas que faremos até o final do ano. Por Daniel e Vanusa que, juntamente com Rapha e Beth, estão com intensa atividade no trabalho de apoio e logística aqui na base. Por Iraque e Silvéria que tratam da saúde familiar. Por graça de Deus neste momento. Também por direção na coordenação dos projetos sociais do Amanajé. Por Márcio e Isaura que estudam o Inglês e atuam na vice-liderança da equipe. Por Isaura que teve uma paralisia facial nos últimos dias.

Na região de São Gabriel. Por Cácio que está tendo crises recorrentes de labirintite. Está na aldeia juntamente com Elisângela. Por Marcelo que se recupera de uma forte crise de malária. Ele e Claudinha se preparam para voltar para a aldeia. Por Chico e Rose, o ministério entre os Tukano e diversas outras atividades nas quais estão envolvidos. Por Léo que regressou de viagem e está melhor de saúde. Por forças renovadas para seu ministério também entre os Tukano. Por Jossandro e Viviane que estão desenvolvendo uma importante pesquisa entre o povo Tukano na região de São Gabriel. Por Adilson e Cíntia, que estão na aldeia estudando a língua. Por boa saúde pois também não estiveram muito bem nos últimos dias. Oremos também por Jacinto e Felícia que estão se recuperando de uma crise de malária, ambos. Também por Silvério e Inésia que estão a frente da segunda igreja indígena em São Gabriel.

Na região de Santa Isabel. Pedimos que orem conosco por Jaime e Cleidinha que estão trabalhando na construção da igreja indígena em Santa Isabel. Também tiveram muitos problemas de saúde nas últimas semanas. Por Gabriel e Cris no envolvimento com o povo Yanomami. Por muita sabedoria e construção de sua casa em Santa Isabel. Também por Carol que se envolve com o mesmo povo. Para que o Senhor lhe dê uma acomodação em Santa Isabel. Por Lia, que no momento está em uma aldeia Nadeb com os missionários Rodolfo e Beatriz. Por um bom tempo ali e também por sua acomodação em Santa Isabel.

Louvamos a Deus por diversos motivos. Alguns que nos vêem a mente. Foi doada uma voadeira (bote e motor) para a equipe que atua em Santa Isabel. Também recebemos duas preciosas ofertas para a construção da igreja indígena em Santa Isabel. Foram publicadas duas cartilhas escritas por nossos missionários para alfabetização nas línguas Hup (Marcelo e Cláudia) e Yuhup (Cácio e Elisângela). A equipe Amanajé comprou um pálio para cooperar com o trabalho de base em Manaus. Tudo nos alegra. Se o Senhor envia ferramentas há algo a ser construído.

Louve a Deus conosco pela Igreja Konkomba na África

Recebemos notícias fresquinhas de Gana que muito nos alegraram, através de Labuer que coordena os ministérios locais. Ele foi a Acra, capital, e de lá nos telefonou. As igrejas vão bem e estão agora enviando seus próprios missionários para o Togo, país vizinho. Uma das 3 escolas que iniciamos foi reconhecida pelo governo e assim estará recebendo apoio com o envio de material didático anualmente. A clínica continua a fazer muito bem seu trabalho e já atende mais de 6.000 pessoas por ano. Há rumores de que o governo abrirá uma estrada até Koni, onde morávamos! Seria um sonho.

O Novo Testamento Limonkpeln foi amplamente distribuído, precedido pela alfabetização na língua materna, mas está quase esgotado. Pensaremos em mais uma tiragem em breve. Perdemos um diácono em um acidente. As igrejas Konkombas estão já se mobilizando para nossa visita em julho de 2008 quando planejamos ter três semanas para reciclagem de liderança. Nosso desejo é passar julho e agosto em Gana. Ao sairmos em 2001 eram 87 líderes. Hoje são cerca de 120, pensando nos 5 pastores, presbíteros e diáconos, além daqueles que estão a frente de vários ministérios nas 23 igrejas. Há uma breve apresentação da vida da Igreja Konkomba-Bimonkpeln em nosso site: www.ronaldo.lidorio.com.br.

Louvado seja Deus por estes preciosos irmãos aos quais tanto amamos. Labuer continua risonho, brincalhão e crente. Ao atender o telefone aqui em casa fiquei surpreso ao ouvi-lo pois não esperava a ligação. Ele me cumprimentou e fez o que sempre fazia em nossos encontros. Disse: “vamos primeiro orar antes de nossa conversa”, e orou. Depois abriu a conversa com uma piada e ficou um bom tempo rindo do outro lado da linha. Deus é bom.

Encerramos pedindo suas orações por nós como família. Primeiramente pela viagem que Rossana e eu devemos fazer para São Gabriel, Santa Isabel e algumas áreas ao redor visitando o campo no Alto Rio Negro, do dia 3 a 19 de outubro. Também pelos meninos que ficam em Manaus com minha mãe, Euza. Para que Deus lhes dê um bom tempo juntos. Por fim por uma pesquisa a ser realizada na região de Barcelos, Amazonas.

Grande abraço,

Ronaldo e Rossana Lidório

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.