Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Crônicas de Nárnia e o Evangelho

Por Júlio César (Taubaté/SP)

Site: http://jesusaslifestyle.blogspot.com



(trecho adaptado): Assisti ao filme pela primeira vez e já tinha ouvido falar que o autor (C.S Lewis) baseou-se em muitos aspectos do Evangelho na criação do livro, e que foram amplificadas no filme. Sabia que o autor era cristão, e que era ateu anteriormente, e que havia escrito vários livros cristãos, mas não tinha assistido ao filme ainda (nem lido ao livro).

Vou citar algumas cenas em que percebi comparações com o Evangelho de Cristo:

1º- O fato do armário (Natural) levar até ao mundo de Nárnia (Espiritual).
Isso nos mostra que Deus usou de meios naturais para revelar o espiritual aos homens, pois a Bíblia foi escrita por homens (natural), mas através da Revelação sobrenatural e Espiritual do Espírito Santo.
Se Você olhar uma Bíblia com os olhos naturais, você verá uma capa, Várias páginas, vários textos, e vários livros, números de versículos e capítulos, MAS… Ao Ler de coração, você vai ver que ela não é apenas um livro qualquer, mas que Ela te leva a conhecer a Deus, ao diabo (origem e causador do mal na terra), e a Jesus Cristo, que é a prova do Amor de Deus por nós, que morreu por nós para nos salvar e nos tornar filhos de Deus.

2º - Apenas a menina (lucy) entra e depois o seu irmão, e os irmãos mais velhos não vêem nada no primeiro momento…
Jesus disse: “quem não se fizer como uma criança, não entrará no reino de Deus ”
E é por isso que Jesus quer que creiamos Nele, entreguemos nossa vida a Ele, morramos para o pecado, e nasçamos de novo em Cristo, como novas Criaturas e Filhos de Deus (como Crianças).
A Bíblia diz “seja excelente para o Bem e inocente para o mal”, querem melhor exemplo disso do que crianças?

3º - A Figura do Diabo através da Feiticeira Branca, que se diz rainha de Nárnia.
O Diabo acha que é o dono do mundo, mas ele é mentiroso.
Ele roubou o controle do mundo através do pecado do homem…
Ao enganar Edmundo com os doces e a astúcia, vemos que o diabo engana os seres humanos com as tentações, que no inicio são boas, mas depois aprisionam, escravizam e maltratam as pessoas.

4º O poder do pecado e a Graça de Deus.
A Lança da Feiticeira simboliza o pecado, que aprisiona, e faz separação entre o homem e Deus.
Percebam que no início do filme, Nárnia está congelada, fria, sem cor e cinzenta, e esse mesmo gelo, aumenta a coroa da feiticeira.
O pecado no mundo faz com os homens estejam longe de Deus (Isaías 59:1-2), que Criou o ser humano com livre-arbítrio, e respeita essa Liberdade, sem forçar o Homem a Crer Nele e ter comunhão com Ele obrigado.
Por isso, a Bíblia diz o Mundo Jaz no Maligno.

5º - A Intercessão e a Libertação de Edmundo.
Ao falarem com Aslam sobre a prisão de seu Irmão (oração e intercessão), Ele manda (resposta da oração) seus guerreiros (anjos) para combaterem com os servos (demônios) da feiticeira (diabo).
Se vocês observarem, verão que poucos guerreiros (anjos) derrotam facilmente muitos demônios, ou seja, Deus é soberano e poderoso.

6º - O Pecado dos Homens e o Perdão Incondicional de Jesus.
Aslan perdoa Edmundo, e diz “Seu passado está limpo para mim, você está perdoado”.
A Bíblia diz isso em II Coríntios 5:17 “Todo Aquele que está em Cristo é nova Criatura, o Passado já se foi e eis que tudo se fez novo” ·

7º - A Feiticeira vai a Aslan, acusa Edmundo e diz que segundo a regra de Nárnia, Edmundo é dela agora, e tem que pagar pelo que fez.
“O Salário do Pecado é a Morte…”
Mas Aslan Diz que vai se entregar no Lugar de Edmundo.
“Mas o Dom Gratuito de Deus é a vida Eterna” (Romanos 6:23)

8º- Aslan se entrega em sacrifício por Edmundo.
Ali vemos uma Representação da Crucificação, e vemos que Jesus entregou a si mesmo por nós. (Isaías 53)

9º - Mas Ele Ressuscita e explica o conceito do sacrifício Expiatório de um Inocente, e diz que sem derramamento de Sangue, não há perdão.
Jesus foi o Sacrifício perfeito e eterno.
Jesus nunca Pecou, mas pagou em nosso Lugar pelo preço do Pecado, que é a Morte.
A Morte reina no Mundo por causa do Pecado, tipo uma lei de ação e reação, por causa do Pecado de Adão.
(Vejam isso em Romanos 5:12-19)

10º O Porquê do Nome Aslan.
O personagem se chama Aslan porque simboliza que Jesus é o segundo Adão.
(Adão em Inglês -> Adam) - (comentário do Sérgio: Ehhh… Isso não tem fundamentação, conforme estudos literários sobre C S Lewis - MAS é interessante a “ligação”)
“Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão (Jesus Cristo), espírito vivificante”. (1Coríntios 15:45)

11º - Pedro ganha de Presente uma Espada e um Escudo.
Que simbolizam a Espada do Espírito (Palavra de Deus) e o Escudo da Fé. (Efésios 6:10-17)

12º Na hora da Batalha, Edmundo quebra a Lança da Feiticeira com a espada.
Nisso vemos que através da Palavra de Deus (Espada) podemos quebrar o poder do Pecado em Nós.”Conhecereis a Verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32)
E Davi, no Salmo 119 diz: “Guardei a Tua Palavra em meu coração para não pecar contra Ti”·

13º Aslan Vivifica os que foram petrificados pela lança da Feiticeira.
Só Jesus Pode Vivificar aqueles que estão mortos no Pecado!
“Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus” (Efésios 2:1-6)

14º As Crianças são Coroados e tem seus nomes mudados: A Formação da Igreja de Cristo.
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”; (1 Pedro 2:9) - (comentário do Sérgio: Ela recebem, junto ao nome, títulos ligados à virtude de cada um - MAS é interessante a “ligação”)

15º A questão do tempo em Nárnia
Eles saem de Nárnia, e parece que passou muito tempo, mas o tempo está no mesmo lugar em que quando entraram lá através do Armário. Um dia para Deus é como 1000 anos e 1000 anos como um dia.

16º Eles conversam com o Tio sobre Nárnia (a segunda vinda de Jesus, e o arrebatamento da Igreja)
E Ele os fala que Aslan (Jesus) vai voltar quando menos esperarem, e que eles devem manter seus olhos abertos, ou seja: Vigiar! - (comentário do Sérgio: não é o tio, mas o professor, dona da mansão no sítio - MAS é interessante a “ligação”)

Fonte: Mundo Nárnia

3 comentários:

  1. Que imaginação :D .Esse tipo de paralelo deve se deixar quieto,.Buscar um paralelo entre as passagens do novo testamento e as obras deste auto, pode ser uma faca de dois gumes.Veja que ha explicitamente seres de origens pagans na série, enquanto a referencia ao croistianismo fica entre linhas-sublinar.

    ResponderExcluir
  2. Querido Júlio. Interessante suas comparações... realmente eu já havia notado tais semelhanças. A principal foi quando Aslam se entrega em sacrifício pelos pecados de Edmundo e ressussita. Isso já me intrigou pois me lembrou mto a questão biblica em relação a Jesus Cristo, e também pela figura de Aslam como um leão.
    Comprei ontem o livro As Cronicas de Narnia e fiquei mais intrigada e hj resolvi procurar sobre algo relacionado e felizmente encontrei vários, entre eles seu blog.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Podemos sim assistir aos filme e ler os livros, mas devemos ter CUIDADO ao entitular os livros deste autor com "Cristãos", precisamos saber de todo o contexto e sobre o q se passava na cabeça do autor, pois várias religiões se entitulam cristã, mas não se baseiam totalmente no evangelho de Cristo, leia este artigo www.espada.eti.br/narnia.asp e saberá mais sobre outros Livros do Autor, sobre Pessoas q ele admirava e dedicava seus livros e seu envolvimento e admiração pelo ocultismo, revelados pelo próprio autor. A bíblia diz "Ensine a criança o caminho em q deve andar..." Não deixemos outras pessoas ensinar o caminho a nossos filhos.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.