Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Bíblia Sagrada de Aparecida

Há várias bíblias à disposição no mercado, algumas melhores, outras piores, outras inaceitáveis. Por exemplo, não deveria um católico ler uma bíblia protestante. Há também especificidades para as bíblias, umas são melhores para o estudo histórico, outras para exegese, outras para catequese e algumas para devoção simples.
Nessas duas últimas categorias eu colocaria a Bíblia Sagrada de Aparecida, da editora Santuário. Escrita em linguagem de fácil acesso, sem com isso perder o decoro ou o respeito, essa bíblia facilita ao máximo o entendimento do fiel sem menosprezar a sua inteligência. Além disso conta com comentários prévios e notas de rodapé em todos os livros, que auxiliam na compreensão ou inserem-nos no contexto da época, facilitando o entendimento de expressões e analogias.
Apesar de partir de uma eclesiologia progressista, com algumas citações de “teólogos da libertação” e raros deslizes esquerdistas em notas prévias, essa bíblia é, a meu ver, perfeitamente ortodoxa. Conta com copiosos trechos da Patrística e comentários apologéticos, ensinando o fiel católico a refutar acusações comuns. Mostra a instituição dos sacramentos, da sucessão apostólica, as bases bíblicas da comunhão e intercessão dos santos e demonstra que a fé católica é perfeitamente coerente com a Sagrada Escritura, a despeito de acusações comuns de protestantes.
Além disso conta com inúmeras referências cruzadas. Não há capítulo da Bíblia que não se relacione com outros, e essas relações são indicadas, fazendo com que o fiel possa aprofundar-se e iniciar um estudo exegético mais minucioso, para o qual precisará, posteriormente, de outra bíblia.
A Bíblia Sagrada de Aparecida é traduzida diretamente dos manuscritos hebraicos e gregos, e comparados com a Vulgata e a Neovulgata pelo padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R., mantendo o mesmo estilo por toda sua extensão. Os versículos suprimidos pela Neovulgata são transcritos em nota de rodapé. O único porém é a numeração hebraica dos salmos, utilizada pelas bíblias protestantes, no lugar da numeração grega, utilizada nas bíblias católicas. A numeração católica, contudo, é indicada em parênteses.
Com um papel de qualidade superior, tipografia clara e moderna, e um preço excelente (R$17,00 a versão média), é uma excelente bíblia para leitura diária. O preço baixo permite o seu uso disseminado para catequese ou distribuição nas paróquias e dioceses, substituindo outras bíblias de qualidade manifestamente inferior.

Veritatis/Notícias Cristãs

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.