Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Academia lança site com pesquisas sobre Lutero

Engajada nas celebrações e reflexões sobre os 500 anos da Reforma e sua relevância para o século XXI, a Faculdades EST disponibilizou em seu website as pesquisas desenvolvidas na Cátedra sobre Lutero, projeto liderado pelo professor Vitor Westhelle. 
Criada e instituída há um ano com o apoio da Igreja Luterana da Baviera, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da EST, a cátedra visa fomentar a identidade e fortalecer a área de pesquisas da casa de formação teológica.
Na avaliação de Westhelle, quando se completar o jubileu da Reforma é provável que a maioria luterana encontre-se fora do eixo norte-atlântico, berço tradicional e habitat de quase a totalidade de luteranos há cem anos.
“A teologia que orientará e guiará espiritualmente esses luteranos há de ser distinta da que se fez e faz na Europa e nos Estados Unidos”, disse.
O trabalho de Vitor consiste em registrar elementos dessa teologia emergente e articulá-la a partir de três níveis.
O primeiro diz respeito a uma abordagem centrada no contexto brasileiro e latino-americano, com produções teológicas e participação em eventos desde o nível de espiritualidade popular até o acadêmico.
O segundo é a articulação sul-sul que está sendo desenvolvida junto ao Departamento de Estudos da Federação Luterana Mundial (FML) e que implica, sobretudo, a participação em eventos internacionais.
O terceiro nível é o da articulação sul-norte com o objetivo de trazer a voz do sul a esses debates.
Por inciativa do reitor da EST, professor Oneide Bobsin, foi instituído um Grupo de Referência que serve de consultoria à cátedra e que pretende atuar como facilitador de redes de informação e articular prioridades de áreas de pesquisa.
Formado por pessoas com conhecimento de Lutero e da Teologia da Reforma, o grupo desenvolveu três áreas de atuação prioritária: justificação, escatologia e espiritualidade; igreja, política e economia; e teologia da cruz.
Além do espaço destinado para a disponibilização no site da EST das pesquisas desenvolvidas na cátedra, o trabalho de Vitor e do Grupo de Referência poderá ser acompanhado através de apresentações, seminários, publicações e aulas ministradas no Programa de Pós-Graduação e da graduação em Teologia.
Além de atuar na EST, Vitor Westhelle continua vinculado ao Lutheran School of Theology at Chicago.

ALC

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.