Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Diminuição do número de católicos pode refletir aumento da qualidade dos fiéis

A diminuição do número de católicos em Portugal, constatada num estudo realizado pela Universidade Católica, pode refletir um aumento da qualidade dos fiéis, considerou o Vigário regional do Opus Dei, em entrevista à agência Lusa.
Segundo uma análise apresentada em abril pelo Centro de Estudos de Religiões e Culturas, há cada vez menos católicos em Portugal, com o número a cair 7,4 por cento nos últimos 11 anos, passando de 86,9% da população para 79,5%.
"Isto há-de fazer com que cada cristão assuma de forma mais efetiva o que significa a sua fé. É uma diminuição em quantidade mas que reflete um aumento de qualidade. Esse aumento de qualidade é um sinal de esperança", assinalou o vigário José Rafael Espírito Santo, sublinhando que "estes dados não surpreendem".
De acordo com o responsável máximo da Opus Dei em Portugal, "todo o afastamento de Deus, o querer construir um Mundo em que se põe Deus à margem, que é o que infelizmente está presente na cultura ocidental, não deixa de afetar a igreja".
José Rafael Espírito Santo referiu que os resultados do estudo já eram esperados, porque havia uma perceção do "pouco grau de participação das pessoas" na vida cristã.
Para o sacerdote, uma das coisas mais importantes para garantir o regresso dos fiéis e a conversão de mais pessoas é apostar na formação, no "modo como se explica a fé, tanto na catequese como nas homilias".
"A catequese que não pode ser só a catequese enquanto criança, mas uma catequese ao longo de toda a vida. Ou seja todos nós temos de ir reaprendendo de novo os conteúdos da fé e as suas consequências práticas", defendeu.
José Rafael Espírito Santo entende que "há muita gente que, pelo contacto que tem com católicos praticantes, recupera a fé, que esclarece as duvidas que tinha e que nunca tinha esclarecido, por falta de formação".

Notícias Cristãs com informações da RTP

Um comentário:

  1. Creio que a Igreja não está perdendo fiés, mas há uma depuração e nesse liberalismo atual as pessoas estão preferindo se mostrarem elas mesmas e assumirem a sua real postura e tudo certo.
    Aliás, certos católicos no seio da igreja com o comportamento que têem e continuam ó ideal é que vão para uma seitas dessas e fique por lá; se fossem dos nossos teíam permanecido conosco.
    Assim, essas seitas sejam quais forem, possuem todas as caracteísticas e modos de ação deles. Se for para permanecerem dessa forma, sem conversão é um favor ficar por lá; é-lhes o lugar ideal.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.