Header Ads

ATUALIZADAS
recent

EUA: pesquisa aponta que religião não deve impactar eleição

As crenças religiosas do presidente Barack Obama e de seu rival republicano, Mitt Romney, terão pouco peso na eleição presidencial de novembro, mostrou uma pesquisa nesta quinta-feira.
Sessenta por cento dos eleitores estão conscientes de que Romney é mórmon, e 81% dizem que não se importam, de acordo com a pesquisa do Pew Research Center. O nível de consciência é quase inalterado em relação a quatro meses atrás, durante as eleições primárias republicanas.
"O desconforto com a religião de Romney tem pouco impacto sobre as preferências de voto", disse o relatório Pew. "Os republicanos e os evangélicos brancos esmagadoramente apoiam Romney, independentemente de seus pontos de vista sobre a fé dele, e os democratas e seculares se opõem a ele, independentemente de sua impressão (sobre a questão)."
Os Estados Unidos nunca tiveram um presidente mórmon. Obama é cristão, mas a visão de que é muçulmano persiste após quase quatro anos de mandato, já que 17% dos eleitores afirmaram que ele é muçulmano. Quarenta e nove por cento dizem que ele é cristão, abaixo dos 55% perto do fim da sua campanha de 2008, e 31% dizem que não sabem a religião de Obama.
Entre os republicanos conservadores, 34% dizem que o democrata Obama é muçulmano, mostrou a pesquisa. De forma geral, 45% dos eleitores estão confortáveis ​​com a religião de Obama, 5% dizem que não se importam e 19% sentem-se desconfortáveis. Cerca de dois terços dos eleitores - 67% - concordam com a afirmação "é importante para mim que um presidente tenha fortes crenças religiosas". O nível pouco se alterou na última década. Mas 66% se opõem a que igrejas ou cultos endossem candidatos políticos.
A pesquisa telefônica foi realizada pelo Fórum sobre Religião e Vida Pública do Pew e do Centro de Pesquisas Pew para o Povo e Imprensa entre os dias 28 de junho e 9 julho. A pesquisa questionou 2.973 adultos, incluindo 2.373 eleitores registrados. A margem de erro para os adultos foi de 2,1 pontos percentuais e 2,3 pontos percentuais para os eleitores.

Reuters via Terra

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.