Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Como educar uma criança surdocega?

Estima-se que até 90% das informações recebidas pelo ser humano sejam captadas pelos sentidos da visão ou audição. Os olhos e ouvidos funcionam como portas e janelas por onde é possível entender o mundo e assim interagir socialmente.
Foi na região metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará, que uma história de sucesso pedagógico, inclusão e superação emergiu. Heldyeine, menina de origem pobre e nascida em Maracanaú, foi apresentada à professora Marly Cavalcanti Soares. O desafio logo se impôs: como seria o processo pedagógico de uma criança que nunca teve a oportunidade de enxergar ou ouvir absolutamente nada?
No caso de Heldy, como é conhecida, restou explorar e descobrir outros caminhos para a comunicação. E, através do toque, o outrora mundo de silêncio e sombras foi se revelando.
A experiência pedagógica de educar uma criança surdocega congênita transformou-se no livro Heldy, meu nome – Rompendo as barreiras da surdocegueira, do selo United Press, escrito pela professora Ana Maria de Barros Silva, pedagoga com quase quarenta anos dedicados à educação de crianças e adultos com surdocegueira.
O livro é dividido em duas partes. A primeira, com 17 capítulos, apresenta o tratamento de Heldy, a participação da família, a inclusão sociocultural e cognitiva e o caminho de sua autonomia, por meio da comunicação. Na segunda parte, autores especializados na educação de pessoas com deficiência assinam nove ensaios técnicos, sobre transtornos de vinculação, deficiências múltiplas, guia-intérprete, mobilidade, braile, entre outros.
Heldy, meu nome colabora não apenas com os familiares e profissionais que atendem surdocegos, mas também com toda a sociedade, proporcionando a radiografia de uma experiência nacional de inclusão, onde dificuldades tecnológicas e poucos recursos foram vencidos com muita vontade e criatividade.
Muito se fala sobre a inclusão nas escolas e são diversas as dificuldades que crianças especiais enfrentam. A história de Heldy motiva as pessoas que convivem com esta realidade mostrando que é possível integrar essas crianças à vida diária. Heldy, meu nome – Rompendo barreiras da surdocegueira ajuda o leitor, seja ele pesquisador do tema, familiar ou amigo de um surdocego ou com outro tipo de limitação, a compreender melhor as dificuldades da pessoa com deficiência. O livro destaca os depoimentos da mãe e da professora em todo o processo, oferecendo ideias de como trabalhar com crianças com deficiência. A leitura ganha maior relevância por se tratar de uma exitosa experiência nacional.
O livro é recomendado para pais de crianças especiais e/ou especificamente portadores de surdocegueira; aos profissionais na área de educação, professores que atuam com inclusão de pessoas com deficiência, médicos e pesquisadores do tema.


Heldy meu nome
Rompendo barreiras da surdocegueira
Ana Maria de Barros Silva

Formato:16 x 23 cm
Páginas: 224
Peso: 320
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-243-0440-8
Categoria: Desenvolvimento pessoal
Edição: outubro 2012
Selo: United Press

Para adquirir, basta acessar o site da Editora Hagnos

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.