Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Igreja da Inglaterra rejeita ordenação de bispos mulheres

O Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra rejeitou nesta terça-feira a ordenação de bispos mulheres, segundo os resultados da votação de um dos temas que dividem profundamente, há décadas, anglicanos em todo o mundo.
A aprovação do texto final desta reforma exigia maioria de dois terços em cada um dos grupos - bispos, clérigos e laicos - que compõem o corpo legislativo de 470 membros da Igreja da Inglaterra, mas como já antecipavam alguns comentaristas, esta não foi alcançada entre os laicos.
Esta recusa representa um duro revés para o atual arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, assim como para o bispo de Durham, Justin Welby, que o substituirá no fim do ano como primado da Igreja da Inglaterra, ambas favoráveis à evolução, assim como 42 das 44 dioceses.
A ordenação episcopal feminina, cujo princípio foi aprovado em 2008, teria sido a mudança mais importante na Igreja da Inglaterra desde a aprovação da ordenação de mulheres sacerdotes em 1992.
Embora as mulheres representem atualmente um terço do clero, e se calcule que esta proporção deva crescer nos próximos anos, os mais tradicionalistas se opuseram frontalmente à sua ordenação como bispos.
Para tentar obter sua aprovação, o texto submetido à votação do Sínodo previa que quando as paróquias tradicionalistas não aceitassem a autoridade de uma mulher bispo em uma diocese, esta delegaria seus poderes a um bispo homem.

AFP

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.