Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Cantor parintinense Rinaldo Abecassis aposta em toada gospel

Em entrevista ao portalamazonia.com, o cantor afirmou a falta de interesse dos parintinenses pela música gospel.
As toadas dos bumbás Garantido e Caprichoso resgatam o melhor da cultura amazonense. Mas, você já imaginou o “dois pra lá e dois pra cá”, dança típica da região, nas igrejas amazonenses? Isto é possível, com o trabalho do artista de Parintins (a 315 quilômetros de Manaus), Rinaldo Abecassis. Ele desenvolve nas igrejas da região, a integração da cultura e religião.
Em entrevista ao portalamazonia.com, o cantor afirmou a falta de interesse dos parintinenses pela música gospel. “Aqui na cidade, eles não escutam músicas gospel, ou seja, o louvor é conhecido apenas nas igrejas. Queria mostrar a mensagem de Deus de forma mais ampla. E uma das formas foi por meio das toadas, um ritmo familiar nosso”, explicou Abacassis.
Após o lançamento do primeiro CD “Palavra de Vida Eterna”, o ministério de Abecassis recebeu um convite para desenvolver um projeto. “Graças a Deus, o nosso trabalho está sendo reconhecido. No início não foi fácil. Mas, com perseverança as coisas acontecem. Eu alcanço o meu objetivo, a cada dia”, revelou o cantor.
Sobre as críticas, o artista confessou que não se importa. “Converto tudo em pontos positivos. Houve resistência no começo, e até hoje tem. Toda inovação tem um preço. Quando você cria algo diferente é preciso enfrentar as pessoas”, disse.
A principal inspiração de Abacassis para compor as canções, vem da Bíblia Sagrada. “A palavra de Deus precisa ser ecoada. Então, utilizo a região amazônica e passagens da Bíblia como fonte de criação. Vejo da seguinte forma: cada estado possui sua cultura e a nossa é a toada, por que não utilizar tais artifícios para espalhar o amor do Senhor?”, questionou o músico.
Apresentação
Os membros da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) dos Franceses preparam uma apresentação com a música “Amazônia é de Jesus”, do próprio cantor Rinaldo Abecassis.
Para a bailarina e coreógrafa, Debora Castro, poder mostrar a cultura amazonense é uma honra. “Aprecio o trabalho do Rinaldo, ele fala de Deus com o ritmo da nossa região. A igreja vai se surpreender ao conhecer a música”, disse.
Um fator importante destacado pela bailarina é o cuidado para dismistificar as toadas. “É preciso ser cauteloso. Existe uma linha entre o mundano e o aceitavél, mas somos todos amazonenses e precisamos ter orgulho da nossa cultura. Seja por meio de danças, músicas ou artes, não há limites para adorar a Deus”, contou Debora.
Cerca de 30 jovens trabalham na execução da coreografia da canção. A coordenadora do grupo Ingrid Oliveira, acredita na integração da toada com o gospel. “Hoje, as pessoas não procuram mais o convencional. A igreja precisa está inteirada dos movimentos culturais. Nosso objetivo é abrir o coração das pessoas e mostrar o amor de Jesus Cristo”, afirmou.
O espetáculo “Missionários” será apresentado no dia 16 de dezembro, a partir das 18h, na sede da IEQ dos Franceses, localizada no Beco Santa Maria, bairro Alvorada, em Parintins. A entrada é franca.

Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.