Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Cristianismo é o maior grupo religioso do planeta

De cada dez habitantes do planeta, mais de oito - ou 5,8 bilhões de pessoas - estão vinculados a um grupo religioso, mostra a pesquisa "A Paisagem Religiosa Mundial", do Instituto Pew. Uma de cada seis pessoas - cerca de 16% da população mundial - não tem vínculo com alguma religião.
O estudo está baseado em mais de 2,5 mil censos, registros populacionais ou estudos de 232 países. Com 2,2 bilhões de seguidores, o cristianismo - 32% da população mundial - é o maior grupo religioso, seguido do islamismo, com 1,6 bilhão de fiéis ou 23% da população, dos hinduístas (1 bilhão), budistas (500 milhões) e judeus (14 milhões, ou 0,2% da população mundial).
Mais de 400 milhões de pessoas praticam outras religiões, como os aborígenes da Austrália, os indígenas norte-americanos, algumas minorias chinesas. Quase a totalidade dos hinduístas e dos budistas encontra-se na região do Pacífico, na Ásia. Na mesma região vivem 62% dos muçulmanos, distribuídos entre a Indonésia, a Índia e o Paquistão.
Na amostragem, a pesquisa trabalho com o conceito de "não filiados", que incluem ateus, agnósticos e os que não se identificam com nenhuma religião em particular. Muitos deles, reconhece o Pew, têm alguma forma de crença religiosa, fé em Deus ou num poder superior.
A igreja dos sem fé, aponta a pesquisa, é o terceiro maior grupo na face da Terra. O culto em ascensão é o do ateísmo. No Brasil, 7,9% dos brasileiros e das brasileiras dizem que não têm religião ou não acreditam em divindades. Mas 88,9% se declararam cristãos.
O país latino-americano menos religioso é o Uruguai, onde 40,7% da população não pertencem a nenhuma denominação.

ALC

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.