Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Padre ameaça publicar fotos de fieis que abandonarem igreja na Holanda

Oposição do Vaticano ao casamento gay provoca saída de fiéis.
Holanda permite o casamento entre homossexuais desde 2001.
Um padre holandês está disposto a publicar os nomes e as fotos das pessoas de sua paróquia que anunciaram oficialmente sua intenção de abandonar a Igreja Católica em protesto contra a oposição do Vaticano ao casamento gay para convencê-las a não fazer isso, anunciou nesta terça-feira (8).
'É uma grande paróquia e não conheço todo mundo. Publicar as fotos me diz que alguém que conhecer o fiel poderá tentar convencê-lo a continuar na Igreja', afirmou o padre Harm Schilder.
Muitos católicos holandeses ficaram surpresos com as declarações do Papa, em 21 de dezembro passado, e com seu pedido para que se lute contra o casamento gay. A Holanda foi o primeiro país do mundo, em abril de 2001, a autorizar o casamento homossexual.
'Não se trata de apontar com o dedo ninguém, de envergonhar ninguém', enfatizou Schilder.
Para serem retirados dos registros da paróquia e da Igreja Católica, estas pessoas devem enviar uma carta ao sacerdote, acompanhada de cópias de documentos de identidade oficiais.
São estas fotos que o padre pretende utilizar, colocando-as nos corredores da igreja. Harm Schilder já é conhecido pela imprensa holandesa: em 2010, a justiça o proibiu de tocar os sinos de sua igreja às 7h15 durante a semana, pois a prefeitura estabeleceu um limite de 80 decibéis antes das 7h30.
Segudo Schilder, o direito de convocar à oração faz parte da liberdade de religião. Segundo dados oficiais, 28% holandeses se declaram católicos, 18% protestantes, e 44% sem religião.

AFP via G1

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.