Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Católicos saem da igreja e vão para a praça anunciar Evangelho com músicas, testemunhos e catequeses

Iniciativa do Caminho Neocatecumenal decorre em «10 mil praças» de várias cidades do globo.
A Praça dos Álamos, em Évora, vai ser palco de músicas, testemunhos, catequeses e orações, protagonizadas nos próximos cinco domingos por católicos do Caminho Neocatecumenal da Paróquia da Senhora da Saúde.
A divulgação da mensagem cristã em espaços públicos realiza-se “em 10 mil praças” de vários pontos do globo, em resposta ao apelo feito pelo fundador do movimento internacional, o espanhol Kiko Argüello, explicou hoje à Agência ECCLESIA o pároco da comunidade eborense.
“O Papa Francisco está a dar o testemunho de que a Igreja precisa de sair de dentro dela e ir ao encontro das pessoas. Não se trata de uma originalidade mas é um apelo mais forte que temos de acolher e assumir”, frisou o padre Adriano Lavajo.
Depois de saírem da igreja os organizadores dirigem-se em cortejo para a Praça dos Alámos, onde os encontros começam com cânticos e a proclamação de um salmo bíblico, antes da intervenção de um membro do Caminho Neocatecumenal que testemunha os acontecimentos da sua vida que o conduziram à fé, revelou.
O programa continua com a leitura de um excerto da Bíblia, antecedendo uma catequese que a cada domingo desenvolve um tema diferente, como Deus, vocação, conteúdos essenciais da fé cristã, conversão e Igreja enquanto espaço de comunhão e partilha.
As sessões, que estão a envolver cerca de 170 pessoas dos sete grupos do Caminho Neocatecumenal em atividade na paróquia, terminam com um cântico e a bênção de envio, concedida pelo padre Adriano.
Na Praça dos Álamos vai ser colocado um estrado e um ambão para proporcionar “alguma dignidade” ao evento, adiantou o sacerdote, acrescentando que a iniciativa é autorizada pelo município.
“O projeto também é oportuno porque nos encaminha para uma iniciativa mais alargada, a Semana da Fé, que decorre de 12 a 19 de abril em toda a Arquidiocese de Évora”, destacou.
Esta quinta-feira começa a distribuição pelas caixas de correio de um desdobrável com um convite para a iniciativa, procurando cativar quem está afastado da Igreja ou do cristianismo.
“Esperamos que as pessoas fiquem mais sensibilizadas para Cristo ressuscitado, que nos desafia a deixarmo-nos atrair por ele e a vivermos o seu projeto”, explicou o responsável paroquial.
O objetivo dos encontros passa também por “convidar à redescoberta do domingo como dia de encontro com o ressuscitado, para que a existência seja vivida com o sentido da ressurreição”, salientou.
A iniciativa mereceu uma saudação de D. António Vitalino, bispo de Beja, cidade onde os católicos também vão sair das igrejas para o espaço público com o propósito de anunciar o Evangelho.
“Felicito as comunidades do Caminho Neocatecumenal que, nas tardes dos domingos do tempo pascal, estarão no parque de merendas da cidade de Beja a anunciar a alegria da fé, que brota da ressurreição de Jesus”, escreveu na mais recente nota semanal.
Em carta dirigida às comunidades neocatecumenais, Kiko Argüello salienta que, antes de partir para o Conclave no Vaticano, o cardeal Jorge Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires e hoje Papa Francisco, aprovou a realização da iniciativa na capital argentina.

Ecclesia

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.