Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Bairro com maioria evangélica abrigará Jornada da Juventude

Santa Cruz: bairro de paisagens bucólicas fica na zona oeste do Rio
Encontro da Igreja Católica vai acontecer em região na qual 36,4% da população é protestante, segundo levantamento da prefeitura do Rio.
Quando o assunto é religião, Santa Cruz (bairro que será palco da JMJ – Jornada Mundial da Juventude), tem uma peculiaridade em relação ao resto do Rio de Janeiro. A região de planejamento a qual a área pertence é a única da cidade onde o número de evangélicos é maior do que o de católicos.
De acordo com O Globo, os protestantes são 36,4% dos moradores do bairro – enquanto católicos somam 32,7% do total. Os números foram levantados pelo Instituto Pereira Passos, órgão ligado à prefeitura do Rio. A proporção de evangélicos também é alta em outros bairros da cidade como Campo Grande (36,4%) e Pavuna (32,7%). Segundo o levantamento, o município registrou quedas no número de fiéis que seguem o papa entre 2000 e 2010.
Antes, os católicos eram 61,2% da população; Em 2010, eles totalizavam 51,6%. No mesmo período, evangélicos tradicionais (como luteranos e calvinistas) encolheram de 5,4% para 3,8% da população.
Vinculados a denominações como Assembleia de Deus e Igreja do Evangelho Quadrangular, os pentecostais subiram de 11,3% para 12,6%. Já os neopentecostais (ligados a igrejas como Mundial e Universal) eram 1% há 33 anos e hoje representam uma parcela sete vezes maior da população carioca.

Papabus
Na coluna Painel de hoje, a Folha informa que a prefeitura do Rio planeja criar uma linha de ônibus especial na zona norte da cidade. Ela ligaria o aeroporto do Galeão a estação de metrô Del Castilho e facilitaria a circulação de turistas no Rio durante a JMJ.
Agendado para acontecer entre 23 e 28 de julho, o evento da Igreja Católica terá seu ápice durante uma vigília no dia 27 no chamado Campus Fidei (Campo da fé), que está sendo construído em Guaratiba (próximo a Santa Cruz). Apenas para essa atividade são esperadas cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Entretanto, a religiosidade anda mesmo em baixa no estado do Rio. Entre as 20 cidades menos religiosas do Brasil, duas são fluminenses. Situada na região metropolitana da capital, Japeri é a décima colocada.

Exame

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.