Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Igreja proíbe abraço e hóstia na boca para evitar contágio de gripe

Abraço da paz é realizado quando os fieis rezam a oração do Pai Nosso de mãos dadas e depois se abraçam, num ato de propagação da fé.
A Diocese de Araçatuba (SP) proibiu o chamado “abraço da paz” e a entrega das hóstias nas bocas dos fieis nas missas celebradas na cidade. A medida, que começa a ser aplicada nas missas deste final de semana, é válida para as 32 paróquias da região. O objetivo, segundo o bispo de Araçatuba, dom Sérgio Krzywy, é evitar o contágio da gripe suína (H1N1) entre fieis que frequentam as missas.
O abraço da paz é realizado quando os fieis rezam a oração do Pai Nosso de mãos dadas e depois se abraçam, num ato de propagação da fé. Com a medida, os fieis estão sendo orientados a não dar as mãos e nem se abraçar nas missas. Outra medida é o fim da entrega da hóstia na boca dos fieis, procedimento que é praticado por alguns ministros religiosos.
“É uma orientação para evitar situação de pânico, mostrar que a Igreja está preocupada com a saúde pública e para alertar aos fieis que eles devem tomar os devidos cuidados com a doença, não só na missa, mas também quando estiverem em casa ou no trabalho”, comentou o bispo.
As medidas valem por tempo indeterminado. Além delas, a Igreja também orientou aos ministros da eucaristia para que tomem os devidos cuidados com a higiene nas igrejas, principalmente com as mãos, para evitar a propagação do vírus.
Algumas paróquias já anunciaram que vão disponibilizar frascos de álcool em gel nas igrejas para uso dos frequentadores.
As medidas ocorrem no momento em que o Estado de São Paulo registra 61 mortes – ou 90% dos óbitos por gripe suína do País. Na região de Araçatuba, uma pessoa morreu e outras 20 apresentaram os sintomas da doença.

Terra via Primeira Edição

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.