Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Cai número de seguidores evangélicos

Em cinco anos, de 2006 a 2011, a Igreja Evangélica da Alemanha (EKD) perdeu 1,5 milhão de fiéis, caindo para 23,6 milhões de alemães. No mesmo período, a Igreja Católica perdeu 1,2 milhão de seguidores, ficando nos 24,5 milhões de pessoas.
Segundo a estatística anual da EKD, também diminuiu no período o número de batismos por ano, de 213 mil em 2006 para 193 mil em 2011. O número de casamentos caiu de 54,7 mil para 48,3 mil. Os frequentadores regulares dos cultos dominicais somavam 1 milhão em 2006, em 2001 só eram mais 900 mil.
A EKD recorre a três motivos para explicar as perdas: razões históricas, econômicas e religiosas. Na extinta Alemanha Oriental, pressões políticas fizeram com que muitos alemães abandonassem a igreja, consequentemente, não batizaram mais os seus filhos, o que tem reflexos, hoje, no número total de seguidores.
Tanto a Igreja Evangélica como a Católica são reconhecidas pelo Estado como entes de direito público, tanto que o Estado recolhe o imposto eclesiástico de acordo com a denominação do fiel e a repassa às igrejas. Para se livrar do imposto eclesiástico, muitos abandonam a instituição.
Por fim, o processo de imigração, trazendo para a Alemanha pessoas que professam outras religiões, como o islamismo, alterou a percentagem dos cristãos no total da população alemã.

ALC

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.