Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Escola terá de retirar retrato de Jesus e pagar indenização a grupo ateísta

A justiça americana aceitou a justificativa de inconstitucionalidade se baseando no princípio do Estado laico.
Uma escola do estado de Ohio, nos Estados Unidos, foi obrigada a retirar um retrato de Jesus Cristo e ainda pagar cem mil dólares para grupos ateístas que entraram na justiça alegando inconstitucionalidade por manter, em uma escola pública, um símbolo religioso.
O grupo ateu União Americana pelas Liberdade Civis (ACLU) e a Fundação Liberdade de Religião (FFRF) se uniram contra a escola dizendo que a pintura com o rosto de Jesus, que ficava no salão de honra da instituição, violava os direitos constitucionais dos alunos.
O diretor jurídico da ACLU, James Hardiman, disse à agência Associated Press que o processo poderia ter sido evitado. “Tudo isso foi desnecessário. A lei é muito clara, a exibição deste tipo particular de artefato religioso (em escola pública) é inconstitucional”, disse.
A escola Jackson Middle School, localizada na cidade de Jackson, mantinha a pintura no salão principal há 60 anos. Em sua defesa o colégio afirmou que o quadro ficava em uma sala onde poucas pessoas têm acesso e que a imagem fica ao lado de outras figuras históricas, sem apresentar qualquer imposição religiosa.
A decisão judicial pode ser prejudicial à instituição de ensino, a Jackson School até pensou em recorrer e lutar contra o processo, mas seus advogados desaconselharam já que a companhia de seguros se negou a pagar os custos legais e danos. Essa ação é apenas uma das dezenas que tem tomado os Estados Unidos. A ACLU já entrou com outros processos judiciais pedindo que escolas públicas retirem menções religiosas de suas repartições. Em Cranston, no estado de Rhode Island, uma escola foi obrigada a retirar um banner de oito metros que exibia um texto com significado religioso.

AP via GP

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.