Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Norte de Israel sofre 5 terremotos em apenas 6 dias

Um sismo de pequena intensidade - 3.3 da escala Richter - atingiu esta manhã a região do Mar da Galiléia, não provocando quaisquer estragos, mas sendo já o quinto tremor de terra no espaço de apenas 6 dias.
Dois outros sismos com a intensidade 3.6 já tinham atingido o Norte de Israel no passado Domingo, tendo já havido outros dois no sábado e na quinta-feira passada.
Alguns edifícios em Tiberíades foram ligeiramente danificados, mas nada de grave aconteceu como resultado destes tremores de terra. Estes sismos poderão estar relacionados com o forte tremor sentido em Creta no passado Domingo, com uma intensidade de 6.4, e que foi também sentido em Atenas, no Egipto e em Israel.
Já em Setembro um pequeno tremor na escala 3.5 havia sido sentido na região a norte do Mar Morto, incluindo a própria capital, Jerusalém.

Resposta do governo
Em "resposta" a estes tremores de terra, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convocou uma reunião ministerial no seu gabinete afim de ser abordada a prontidão e preparação do país na reacção a um sismo de grande intensidade, tendo o Comando da Linha da Frente e os representantes dos serviços de emergência organizado uma reunião para abordar os procedimentos de emergência a ter no caso de um grande terramoto em Israel.

"Um pouco mais fortes do que é habitual"
Segundo a opinião de alguns sismólogos israelitas, não há que temer nada em especial, pois estes tremores de terra são habituais em Israel, sendo apenas "um pouco mais fortes do que é habitual." Israel está literalmente em cima de uma falha geológica denominada "falha sírio-africana" que percorre a fronteira entre Israel e a Jordânia, pelo vale do Jordão, e que se estende desde o norte da Síria até Moçambique, no extremo sul do continente africano. O maior sismo sentido em Israel nos últimos anos aconteceu em 1927, um sismo com a magnitude de 6.2 da escala Richter, que provocou 500 mortos e 700 feridos. Em 1837, um terramoto deixou mais de 5 mil mortos em Israel. Segundo previsões e estatísticas feitas em Israel, o país sofre um grande terramoto a cada 80 anos. Israel está actualmente a prosseguir um projecto de melhoria das condições anti-sísmicas dos seus edifícios.

Shalom Israel

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.