Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Evangélicos buscam isenção de ICMS

Em cinco Estados da Federação - Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul - igrejas estão isentas do pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), medida aprovada pelos respectivos Legislativos.
Estimativa do governo de Santa Catarina indica que essa isenção faz com que o Estado deixe de recolher 2,8 milhões de reais (cerca de 1,3 milhão de dólares) por ano com o benefício concedido a 9,5 mil templos.
Na aprovação da proposta, as justificativas apresentadas pelo legisladores, relata o repórter Felipe Bachthold, da Folha de S. Paulo, vão desde promover "maior eficácia à liberdade religiosa" até contribuir para o trabalho social das igrejas.
Em São Paulo, a proposta está em análise no Legislativo. O deputado paulista Gilmaci Santos, autor da proposta, alegou que em igrejas maiores, "com vários templos, as contas ficam lá em cima e pesam bastante". Santos é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus.
Em ao menos quatro Estados governadores vetaram leis afins. Eles entenderam que a Constituição isenta a tributação sobre renda e patrimônio, o que não envolve o ICMS.
O professor de Sociologia da Universidade de São Paulo, Ricardo Mariano, estudioso de temas religiosos, vê no encaminhamento dessas medidas o "corporativismo" da bancada evangélica.

ALC

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.