Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Russos celebram o Batismo de Cristo

Igreja Ortodoxa Russa dedica o 19 de janeiro à festa, também chamada de Santa Teofania.
A Igreja Ortodoxa Russa celebra neste final de semana a Festa do Batismo do Senhor. As comemorações têm início na noite de sábado, com a vigília de vésperas, e prosseguem no domingo pela manhã.
Homens cortam o gelo da superfície do rio Irtysh, em Tobolsk, na região de Tiumen, na preparação do “Jordão” A data de 19 de janeiro é tradicionalmente consagrada pela Igreja Ortodoxa Russa para as celebrações desta festa, também chamada de Santa Teofania.
Um dos rituais tradicionais da festa é o mergulho num buraco em forma de cruz aberto aberto na superfície de um rio congelado. O buraco se chama Jordão e simboliza o rio no qual Jesus Cristo foi batizado. Nesses buracos, os fiéis ortodoxos fazem o sinal da cruz e dão três mergulhos de cabeça.
A Festa do Batismo do Senhor foi criada em homenagem ao evento em que São João Batista batizou Jesus Cristo, então com 30 anos, nas águas do rio Jordão.
O batismo, nos rituais da Igreja Ortodoxa, consiste na tripla imersão do fiel em água benta, o que simboliza a morte de Cristo. A saída da água representa a ressurreição do Senhor.
Na Igreja Ortodoxa russa, o Batismo do Senhor é também conhecido como Dia da Teofania ou Epifania, pois, segundo o Evangelho, a Santíssima Trindade se manifestou durante a ocasião.
Outro nome dado a esta data é Dia da Festa das Luzes.

DR

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.