Header Ads



ATUALIZADAS
recent

A situação dos cristãos na América Latina

Mesmo não integrando a Classificação da Perseguição Religiosa, alguns países da América Latina apresentam registros de cristãos que são hostilizados por causa de sua fé. A lista das 50 nações mais opressoras ao cristianismo revela onde a perseguição é mais intensa, porém, há outros lugares onde os cristãos não são bem vistos.
Em comparação ao ano anterior, em 2013 a perseguição aos cristãos no México aumentou significativamente.
Há dois motores distintos de perseguição aos cristãos no México. Um deles é o antagonismo tribal. Recentemente, a pressão sobre os cristãos em áreas indígenas tem afetado grandemente a vida de nossos irmãos mexicanos. Especialmente nas pequenas aldeias rurais, nos Estados do sul do país, cristãos são multados, presos, espancados e até mesmo assassinados por causa de sua fé.
O outro mecanismo de perseguição é a corrupção e o crime organizado. Igrejas são vistas como uma ameaça direta ao poder de criminosos, pois ensinam que as questões relacionadas com as drogas não são compatíveis com o evangelho. As igrejas tendem a pedir a lealdade e a fidelidade de seus membros, o que vai contra a perspectiva totalitária de grupos mafiosos.

Cuba
Cuba é um dos poucos regimes comunistas remanescentes no mundo. Há alguns anos, a idade avançada do líder do país, Fidel Castro, exigiu um substituto: seu irmão Raúl Castro. Mas independente da mudança de líder, o regime permaneceu essencialmente o mesmo. Cuba continua isolada do restante do mundo e é fortemente controlada. O mecanismo de perseguição à Igreja é a opressão comunista.
Nos últimos anos, uma série de fatores internos e externos – cujo alcance e impacto ainda não se pode medir – provocou certo grau de mudança política. A perseguição aos cristãos, mais intensa no passado, está mudando lentamente. Antes, os cristãos eram espancados, presos e, por vezes, assassinados; agora, a pressão contra os seguidores de Jesus é, de maneira geral, mais sutil. Ela continua na forma de assédio, vigilância rigorosa e discriminação, incluindo a prisão ocasional de líderes. Cristãos são monitorados, e cultos e eventos da Igreja correm o risco de terem a participação de espiões. Os cristãos também sofrem ameaças e discriminação na escola e no trabalho.

Venezuela
Na Venezuela, a perseguição aos cristãos é quase imperceptível e difícil de compreender claramente. O principal mecanismo de perseguição é a opressão comunista; a Igreja tem sido afetada pela situação política complexa. A ideologia política muitas vezes produz perseguição aos cristãos, embora esta não seja puramente religiosa.

Colômbia (25º na Classificação da Perseguição Religiosa)
A Colômbia é o único país nas Américas em que a perseguição contra a Igreja acontece de forma extensiva. Em 2013, o número de cristãos sequestrados e mortos por rebeldes aumentou. A onda de violência também obriga muitos colombianos – cristãos ou não – a fugir de suas vilas. Por isso, o número de refugiados internos na Colômbia é muito alto, maior até do que o da Síria que, atualmente, atravessa uma guerra civil.

Cristãos Perseguidos
** Classificação da Perseguição Religiosa

Portas Abertas

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.