Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Mais de 500 católicos mortos na Nigéria

Os ataques do Boko Haram já provocaram mais de 500 mortos e deixaram destruídas duas dezenas de igrejas e casas paroquiais. O grupo fundamentalista islâmico está ativo desde 2009.
Um balanço feito pelo órgão de comunicação oficial da Conferência Episcopal Nigeriana, a Catholic News Servive of Nigéria, conclui que o número de católicos mortos pelo grupo islâmico Boko Haram já ultrapassa o meio milhar, desde 2009 até à atualidade. Os prejuízos causados pela seita fundamentalista à comunidade cristã alargam-se também ao património religioso, com cerca de duas dezenas de igrejas e casas paroquiais destruídas.
Segundo Oliver Dashe Doeme, bispo de Maiduguri, capital do estado de Borno, além dos motivos religiosos, o grupo atua por causa da corrupção. «A corrupção é o problema número um da nação e o surgimento de Boko Haram é um produto da corrupção», afirmou o prelado, pedindo ao governo nigeriano que combata o problema de forma enérgica, pois «os jovens envolvidos nas atividades da seita podem distanciar-se se lhes for dada uma oportunidade».
Em 2011, numa entrevista à agência Fides, Oliver Doeme já havia denunciado a conivência de alguns políticos locais com o Boko Haram: «O envolvimento de alguns políticos na seita é relevante desde a sua fundação. No início, tratava-se de um grupo criado para defender os interesses de alguns políticos, mas em seguida foi transformado numa seita violenta e as conexões políticas permaneceram», disse o bispo.

Fátima Missionária

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.