Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Premiê britânico afirma que país é cristão e causa polêmica

O ateísmo tem crescido no país que perdeu 13% de cristãos nos últimos 13 anos.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, está no centro de uma confusão com grupo de cientistas, acadêmicos e escritores. Isso porque ele afirmou que a Inglaterra é “um país cristão”.
Os escritores Philip Pullman e Terry Pratchett fazem parte do grupo de famosos que se juntaram contra a frase dita pelo premiê durante um discurso. Eles afirmam que Cameron promoveu divisões sectárias no país ao dizer que a Inglaterra é uma nação cristã.
O jornal Daily Telegraph recebeu uma carta assinada pelos descontentes onde eles afirmam que a Inglaterra não é um país cristão, mas uma “sociedade plural” formada na maior parte por pessoas não religiosas.
“Falar o contrário estimula a alienação e divisão em nossa sociedade”, afirmaram as 55 pessoas que assinaram a carta contra o premiê britânico. Para eles a fala de David Cameron “alimenta desnecessariamente debates sectários que não estão presentes nas vidas da maior parte dos britânicos”.
A Inglaterra está cada vez mais secular, em 2001 72% da população se declarava cristã, hoje esse número passou para 59%, representando 33,2 milhões de pessoas. Por outro lado o número de ateus e agnósticos tem aumentado, repetindo um fenômeno que toma toda a Europa. Na Inglaterra há cerca de 14 milhões de pessoas que dizem não ter religião.
Foi lá que surgiu a primeira “igreja” de ateus. A “Assembleia de Domingo” foi criada pelo comediante Sanderson Jones e reúne centenas de ateus para momentos de reflexão e descontração.

Reuters via GP

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.