Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Cristãos do Iraque encontram refúgio no Curdistão

Cerca de dois milhares de cristãos iraquianos encontraram refúgio, esta quinta-feira, na cidade curda de Irbil.
Para trás deixaram tudo, numa aldeia dos arredores de Mossul, atacada pelos jihadistas sunitas.
De momento, acampam num ginásio, mas muitos começam a equacionar outras alternativas.
“Há muita gente que quer emigrar, nesta situação. Porque o futuro é incerto e ainda mais para nós, que somos uma minoria cristã. Sinceramente, não podemos imaginar o nosso futuro”, lamenta Ibrahim Marzina Ibrahim, um cristão de 47 anos.
Desde o início da ofensiva sunita do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, milhares de cristãos já fugiram das suas aldeias.
“A única zona protegida para os cristãos é no território do governo regional do Curdistão, especialmente nos territórios curdos do Iraque”, explica Ano Jawhar Abdoka, do Partido Democrático do Curdistão e responsável pelos assuntos cristão da Shlama Entity. E acrescenta: “Os outros sítios são muito perigosos, há muita tensão e violência contra os cristãos em todo o Iraque, e especialmente no centro e no sul.”
Enquanto sobrevivem graças à ajuda internacional, muitos cristãos vão esperando o passaporte que lhes permita sonhar com um futuro melhor – para eles e para os filhos – de preferência, dizem, num país europeu.

Euronews

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.