Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Barbie católica causa polêmica na Argentina

Na exposição serão exibidas 33 figuras dos bonecos da Mattel adaptados como figuras de diversas diversas religiões.
A dupla de artistas Pool e Marianela, da cidade de Rosario, na Argentina, causou polêmica e despertou crítica dos religiosos com sua mostra "Barbie, a Religião Plástica". "Se existe uma Barbie doutora, professora e policial, por que não poderia existir uma Barbie Virgem Maria?", questionam eles em seu site.
Na exposição, que acontecerá em Buenos Aires, serão exibidas 33 figuras dos bonecos da Mattel adaptados como figuras católicas, budistas e judaicas, assim como também de crenças populares do país. "Em um mundo que nos recompensa para pensarmos, agirmos e sentirmos de maneira igual, Marianela e Pool rebelam-se ao se reafirmarem diferentes. Usam o humor para destacar seu desligamento a partir de um universo histórico, político e religioso que ressalta a ficção ligada aos mais velhos", dizem eles.
Uma das obras, que representa a "La Difunta Correa", figura venerada na Argentina, foi a maior causadora de polêmica. As autoridades de San Juan, onde é encontrado o santuário dela, já entraram em contato com os artistas. Eles reconheceram que esperavam que a mostra poderia despertar críticas, mas não imaginavam que chegaria ao ponto de tanto as autoridades quanto os fiéis reclamarem.
"Sabíamos que poderia haver alguma polêmcia com a Mattel, que reclamaria do uso da boneca Barbie", disse Marianela à BBC Mundo. "Mas nunca imaginamos que teríamos que pedir permissão para usar a imagem de "La Difunta Correa. Me ligaram do governo de San Juan para contarem que teríamos que pedir permissão, que ela está patenteada, eu não conseguia acreditar", acrescentou.
Seu parceiro, Pool, explicou que não tinha nada contra as religiões e que tomara cuidado para respeitar todas. Ele aponta como exemplo disso a ausência da imagem de Maomé, já que o Islamismo considera ofensiva qualquer representação do profeta. "Nosso compromisso é homenagear, não faltar com respeito", completa ele.

Administradores

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.