Header Ads



ATUALIZADAS
recent

História das missões religiosas na África é debatida em Petrolina, PE

Minicursos e palestras acontecem de 20 a 24 de outubro.
Seminário internacional será realizado na UPE.
"O continente africano, desde o século 15, foi visitado por missionários europeus com o intuito de disseminar a religião cristã. Essa introdução da cultura estrangeira na África causou profundas transformações sociais e territórias no continente". É com base neste trecho da história que será desenvolvido o 'Seminário Internacional de História da África: Fontes e Arquivos Sobre Missões Africanas', que acontecerá na Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, no Sertão pernambucano.
O evento acontece de 20 a 24 de outubro e estão programadas conferências com professores de vários estados do Brasil, além de minicurso 'África na Época Moderna: Religião e Sociedade na Primeira Idade Global', com o palestrane Nuno de Pinho Falcão, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal.
"Um dos impactos da presença dos missionários na África foi no quadro religioso. O século 20, por exemplo, presenciou uma transformação. No início desse século 10% do continente era cristão, hoje é mais da metade. Outro fenômeno interessante é que a África passou a levar missões religiosas para países europeus como a Ucrânia", conta Harley Abrantes, professor de História da instiuição e um dos organizadores do Seminário.
Na segunda-feira (20), acontece a abertura, no auditório da UPE, a partir das 15h30. Ainda no dia 20, serão promovidas duas palestras com uma apresentação cultural no intervalo delas. O minicurso acontecem de 21 a 24 de outubro e as aulas serão das 15h30 às 18h30. No período da noite, serão realizadas palestras, todos os dias do evento, também no auditório da instituição.
As inscrições já estão abertas e são realizadas no térreo do prédio dos cursos de licenciatura da UPE. Os interessados têm até o dia 20 de outubro para se inscrever. São oferecidas 50 vagas para o minicurso e a taxa é de R$ 10. As palestras são gratuitas e as vagas são limitadas ao espaço do auditório. Os participantes recebem certificados.

G1

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.