Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Papa Francisco diz que Evolução e Big Bang são reais

Teoria da Evolução e Big Bang são reais e não contradizem fé cristã, diz Papa Francisco.
Para o Papa, Deus continua na ponta da origem do universo, como um criador que deu liberdade a sua criação de se desenvolver e evoluir
A declaração foi feita durante cerimônia de inauguração de um busto do seu antecessor, Bento XVI, no Vaticano
Por séculos, ciência e religião trilharam caminhos por vezes paralelos, mas quase sempre sem se cruzar. Na manhã desta terça-feira, uma declaração do Papa Francisco alinhou uma das maiores polêmicas entre as duas. Em um evento na Academia Pontifíca de Ciências, o líder da Igreja Católica afirmou que a Teoria da Evolução está correta e não é incompatível com a ideia cristã de que Deus criou o mundo.
“Quando lemos sobre a criação do mundo em Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico com uma varinha capaz de fazer tudo. Mas isso não acontece. Deus criou os seres humanos e permitiu que se desenvolvessem de acordo com leis internas que Ele deu a cada um para que alcancem sua realização”, disse.
Por séculos, a leitura literal do livro de Gênesis da Bíblia cristã explicou a criação do mundo. Nos últimos dois séculos, no entanto, a comunidade científica adotou uma versão bem diferente, que é a ideia vigente sobre como se deu a origem da vida no planeta e como ela se desenvolveu.
Para o Papa, Deus continua na ponta da origem do universo, como um criador que deu liberdade à sua criação de se desenvolver e evoluir. Segundo ele, o Big Bang – teoria que diz que o universo foi criado a partir de uma explosão cósmica, cerca de 13,7 bilhões de anos atrás – não contradiz a intervenção do criador divino, mas a exige. “A evolução da natureza não contrasta com a noção de criação, como a evolução pressupõe a criação de seres que evoluem”, completa.
O Papa Pio XII foi quem abriu as portas para a ideia da evolução na Igreja Católica. João Paulo II foi mais longe e disse que a evolução era um fato comprovado. Francisco avança mais e sugere que a evolução estava dentro dos planos divinos.
“Quando, no sexto dia da narrativa do Gênesis, o homem foi criado, Deus dá ao ser humano outra autonomia, uma autonomia que é diferente daquela da natureza, que é a liberdade”, disse o Papa Francisco. “Ele diz ao homem para designar tudo e seguir em frente com a história. Isso o torna responsável pela criação, para que ele possa administrá-la, a fim de desenvolvê-la até o fim dos tempos.”, explica.

Debates
A polêmica da criação do mundo vem sendo alvo de debates intensos na comunidade cristã, especialmente entre cientistas cristãos. No ano passado, o projeto “O Teste da Fé” reuniu depoimentos de cientistas protestantes de áreas como genética, biologia, física e matemática que acreditam que as duas teorias se complementam.
Para a idealizadora do projeto, a britânica Ruth Bancewicz, Gênesis não é um livro científico e não deve ser entendido como tal. Para ela, a estória contada nos primeiros capítulos usa uma descrição geral para dizer que Deus foi responsável pela concepção do mundo. A interpretação literal seria como afirmar que "às 9h Deus fez um arbusto, às 9h15 Ele fez uma árvore". Cientificamente, não haveria minutos suficientes para todo o trabalho.
Entre os defensores do 'casamento' estão a coordenadora do Centro de Voos Espaciais da NASA, Jennifer Wiseman, e Francis Collins, ex-diretor do Projeto Genoma Humano. Complementam os depoimentos neurobiólogos, físicos, astrônomos, matemáticos e doutores em teologia, de universidades como Cambrigde, Oxford e o Massachusetts Institute of Tecnology (MIT). Apesar de acreditar na evolução proposta por Darwin, muitos dos pensadores refutam a ideia de que a teoria seja válida para explicar tudo referente ao homem e à experiência humana.

Com informações do EM

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.